quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Parananema quer tornar soltura de quelônios atração turística

 
 
“Queremos transformar a soltura dos filhotes de quelônios do Projeto Pé de Pincha da comunidade Parananema, em uma atração turística e uma fonte de renda aos comunitários”. Com essas palavras a professora Aida Maria Calisto da escola São Pedro que assumiu a coordenação do projeto na comunidade no início de 2011, anuncia a vontade dos professores da escola em mudar a data de soltura dos quelônios do dia 1º de maio, para outra a ser definida. A nova data poderá ficar estabelecida entre os dias 23 e 26 de junho.
A professora diz que a mudança na data de soltura, é uma tentativa de levar para a comunidade pessoas que estejam em Parintins no período do Festival Folclórico e possam ir a comunidade conhecer o trabalhar que realizam para preservar a espécie que já esteve na lista de extinção e graças ao projeto Pé de Pincha, hoje estão povoando os rios.
Aida Maria revela que desde o início de 2011, quando o Projeto Pé de Pincha na comunidade ficou sob a responsabilidade da Escola São Pedro, os professores trabalham para o projeto se transformar em atração turística. “Isso é uma forma de transformar o trabalho em uma fonte de renda a todos, pois, se trata de um trabalho que envolver diretamente escola e comunidade e os turistas vão querer conhecer e participar, pois esse é um trabalho importante que fazemos aqui”, conclui.


A professora Aida Maria Calisto coordenadora do Projeto Pé de Pincha da Comunidade Parananema relata que este ano vão devolver mais de seiscentos filhotes de quelônios a natureza.  A comunidade está com mais de 650 filhotes de quelônios, o que para ela é uma vitória, pois somente alunos, professores e a juventude da comunidade fizeram a coleta de ovos em 2011. “Isso aconteceu graças a boa vontade de alguns amigos e dos proprietários de terrenos de várzea que nos permitiram fazer as coletas e o município ajudou. Neste verão, queremos coletar mais ovos, e triplicar o número de filhotes para a soltura de 2013”.
A coordenadora enfatiza que o número de filhotes pode aumentar nos próximos anos, mas precisamente a partir de março, para isso, vão buscar parcerias para o projeto, e realizar promoções para arrecadar recursos que ajudem nas coletas que visam triplicar o número de filhotes a serem soltos. Ela afirma que em dia de soltura a comunidade vai se mobilizar para realizar um dia de festa. “Nos dias de solturas, vamos realizar um dia todo de evento com desfiles de rainhas, torneio de futebol, envolvendo os times de todo município. E durante as solturas vamos ter a presença de autoridades e órgãos como UEA, Ufam, Ifam, Idam, Sindipesca, Copesca, e outras entidades, além dos amigos do projeto. Queremos que o público em geral venha conhecer e prestigiar esse trabalho que é de suma importância para a preservação da espécie”, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário