terça-feira, 20 de março de 2012

Assembleia Itinerante é realizada na cidade

 Parintins é reconhecida como capital da cultura e do folclore amazonense.

Na sexta-feira, 16, aconteceu em Parintins na quadra poliesportiva do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI), a 14ª Reunião Itinerante da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), onde foram discutidos assuntos relevantes do Baixo Amazonas.
Além do deputado Tony Medeiros (PSL), que fez o requerimento da sessão no município, estavam presentes os deputados Marcelo Ramos, Ricardo Nicolau, Luís Castro, José Ricardo, Sinésio Campos, Arthur Bisneto, Josué Neto, Sidney Leite, David Almeida, Chico Preto e Wilson Lisboa e autoridades do município e cidades vizinhas.
Um dos momentos marcantes na Sessão foi a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei de autoria do deputado parintinense Tony Medeiros que transformou Parintins na Capital da Cultura e do Folclore do Amazonas. A Reunião começou por volta das 16h e foi presidida pelo deputado Ricardo Nicolau.
Após aprovação do Projeto de Lei, emocionado Tony Medeiros desabafou “Estamos fora da zona metropolitana, não temos possibilidade de implantação de indústria na nossa região, então nós procuramos aqui uma alternativa de sobrevivência, de dignidade, de geração, emprego e renda, através da cultura conseguimos conquistar o mundo, nós exportamos arte, artistas, temos a maior festa folclórica desse país, estamos reconhecendo de direito aquilo que é de fato”. 
     








     Medalha Ruy Barbosa


Outro momento emocionante durante a Sessão Itinerante em Parintins foi á entrega da medalha Ruy Barbosa ao parintinense, Lucinor de Souza Barros, 68, um dos idealizadores do Festival Folclórico de Parintins. A partir do crescimento desse festival, que se revelou ao mundo e abriu as portas para que a arte parintinense fosse exportada aos grandes centros, no dia 16 na Sessão Itinerante veio por unanimidade o Título que coroou o município como Capital Cultural e do Folclore Amazonense.
A propositura foi do Deputado Josué Neto que foi ovacionado pelos presentes por sua contribuição a cidade. Lucinor de Souza Barros é o único idealizador do Festival de Parintins que está vivo. Ele junto com Raimundo Muniz e Xisto Pereira, foram os idealizadores do 1º Festival Folclórico que aconteceu em 1965 na antiga Quadra da JAC, hoje Ilha Verde.
Os bumbás Garantido e Caprichoso e a banda oficial do Ifam, formada por alunos da instituição, fizeram apresentações e mostraram aos deputados e as pessoas que lotavam o Ginásio da Escola, um pouco da cultura Parintintin.



Nenhum comentário:

Postar um comentário