domingo, 3 de junho de 2012

Comunidades beneficiadas com projeto de guaraná


A Embrapa Ocidental da Amazônia trouxe de Manaus no início do mês 4.800 mudas de cinco espécies de guaraná. O objetivo é testar junto a produtores rurais do município, e fazer a seleção das mais produtivas bem como as mais vulneráveis há alguns tipos de doenças e pragas. O Trabalho é desenvolvido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). Na seleção realizada pelo Idam, as comunidades escolhidas foram: Semeão do Ponta Alta no Mamurú,  São Tomé no Mocambo, São Francisco do Palhal no Caburi, e Peixe Marinho no Uaicurapá.
“A Embrapa desenvolve materiais melhorando as espécies de guaranás para serem mais produtivas e resistentes, hoje temos a semente de cruzamentos de mais produtivas. Já fizemos os quatro viveiros, e as plântulas estão em saquinhos para crescer e ir a campo final do ano. Para testá-las precisa de uma área mínima com a plantação lado a lado. Se dividirmos as 1.200 mudas de cada comunidade para 30 agricultores, não conseguiremos testar 60 pés separados. O ideal é ter uma unidade demonstrativa”, diz Bruno Scarazatti, Supervisor do Núcleo de Apoio a Pesquisa e transferência de tecnologia da Embrapa.
De acordo com o supervisor os testes com as mudas acontecerão de duas formas. “Uma como a Embrapa preconiza, outra como o agricultor faz na área dele, depois faremos alguns acertos. É uma oportunidade que teremos de testarmos juntos. Vamos observar as melhores qualidades para dividir entre os agricultores para gerar semente em um prazo de 2 ou 3 anos.” frisa Scarazatti.



Nenhum comentário:

Postar um comentário