quinta-feira, 14 de junho de 2012

Moradores denunciam matança de animais na região do Parananema e Macurany



Moradores do Parananema e Macurany há tempos denunciam a matança de animais que acontece nos lagos da região. Invasores armados em voadoeiras ou bajaras, além de roubarem galinhas, porcos e bois, matam animais na lista de extinção e também já ameaçaram de morte os comunitários.
O comunitário Luís Viana diz que já denunciou ao Ibama, Sedema e Polícia. “Fazemos um trabalho de preservação ambiental, denunciamos no Ibama, fui a Secretaria de Meio Ambiente (Sedema), falar sobre a depredação contra pato selvagem, cigana e elencorne.  As denúncias geralmente não são atendidas devido as autoridades não darem muita atenção e a dificuldades que as têm, mas fazemos nossa parte. O Ibama não está estruturado para fazer esse tipo de fiscalização. No começo da enchente, a invasão foi tão grande que tinha homens em bajaras armados para roubar boi, porco, galinha. Pra denunciar na polícia hoje em dia, tem que ter foto, testemunhas, filmagem, e a gente no interior não tem isso tudo”, relata.

Preocupação

O coordenador do Projeto Pé de Pincha, Wendell Farias, disse que a preocupação continua com a vazante do rio. “Estamos preocupados quando secar mais o rio, principalmente por causa do peixe. Esse ano vimos que o pessoal praticamente acabou os pirarucus que ficaram nas áreas baixas nos poços da região. Durante a enchente foi difícil ver um pirarucu. Não há fiscalização. Vieram uma vez fiscalizar no lago e o pessoal não sai de cima é todo dia. Esse ano agiram de forma brutal, já sofremos várias ameaças de morte, andam sempre armados, até agora nada foi feito pra minimizar essa grande invasão nesses lagos”.
O gerente do Ibama, Geraldo Santos, disse que recebem denúncias de várias comunidades e solicitaram da superintendência do órgão ambiental recursos para que possam tomar as providências cabíveis para combater a matança de animais silvestres  no entanto,  aguardam a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário