sábado, 21 de julho de 2012

Nove casos de HIV detectados este ano em Parintins



Segundo Andreina Bentes de Souza, gerente do CTA, das nove pessoas que foram diagnosticadas com vírus HIV, sete são mulheres. “Isso acontece porque as mulheres têm mais coragem de procurar o CTA, ou por estarem grávidas e são encaminhadas pelos centros de saúde, ou na maioria das vezes de livre e espontânea vontade realizam os exames”.
A gerente do CTA revela que das sete mulheres detectadas com o vírus, três estavam grávidas, um bebê já nasceu e passa bem. “O parto foi dentro dos padrões e a criança está recebendo o tratamento adequadamente. Como é determinado, a mãe já estava recebendo o tratamento desde o momento que foi diagnosticada soro positivo, as outras duas grávidas também estão recebendo tratamento”.
Para Andreina a preocupação não é somente com os casais que por ser marido é mulher acham que não é necessário o uso do preservativo e por isso, muitas vezes são contaminados. “Nos preocupamos com a população em geral para adesão da camisinha. Muita vezes as pessoas vão às festas e após ingerir álcool, não usam mais o preservativo, se expondo às doenças sexualmente transmissíveis como gonorreia, sífilis e o vírus HIV”.

Há 20 anos foi detectado 1º caso de HIV em Parintins

De acordo com Andreina Bentes de Souza, gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em 15 de julho de 1992, há 20 anos, foi detectado em Parintins o primeiro paciente contaminado pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH), também conhecido por HIV. O cidadão tinha 33 anos, não era parintinense, mas residia na cidade.
Andreina diz que desde 1992 até 16 de julho deste ano, foram detectados 306 casos de pessoas contaminadas pelo vírus HIV e consequente muitos vieram a falecer em consequência da AIDS. “Pelas informações que temos, a Casa Padre Vitório faz o tratamento de pelo menos 152 pessoas que convivem com o vírus HIV ou a doença em si. Pode ser que tenha mais pessoas vivas, por esse motivo, estamos fazendo um levantamento para buscar o número exato”.
Andreina diz ainda que desde quando o CTA passou a funcionar, em maio de 2007, passaram a realizar os diagnósticos e a Casa Padre Vitório a realizar os tratamentos das pessoas com soro positivo e AIDS. “A Casa Padre Vitório é uma Policlínica e trabalha com vários outros tipos de atendimento. O CTA apenas realiza os testes, na Zona Rural e Urbana no município.
O vírus da imunodeficiência humana (VIH), o HIV, é da família dos retrovírus, responsável pela (AIDS). Esta designação contém pelo menos duas sub-categorias de vírus, o HIV-1 e o HIV-2. No grupo HIV-1 existe uma grande variedade de subtipos designados de -A a -J. Esses dois grupos têm diferenças consideráveis, sendo o HIV-2, mas comum na África Subsaariana e bem incomum em todo o resto do mundo. O HIV-1 foi descoberto e identificado como causador da AIDS por Luc Montagnier e Françoise Barré-Sinoussi da França e Odete Ferreira de Portugal em 1983 no Instituto Pasteur na França. O HIV-2 foi descoberto por Odete Ferreira de Portugal em Lisboa em 1985. O HIV é um retrovírus que ataca o sistema imunológico causando eventualmente a síndrome da imunodeficiência adquirida em casos não tratados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário