quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fórum Regional elabora proposta para acessibilidade de pessoa com deficiência



Entre 15 e 17 de agosto foi realizado no auditório Dom Arcângelo Cerqua, em Parintins o 1º Fórum Regional/Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência. Durantes os três dias foram discutidas e elaboradas propostas para esporte, trabalho, segurança, acessibilidade, transporte, moradia, saúde, comunicação.  As propostas serão levadas a Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência que acontece em Manaus de 25 a 27 de setembro. O Fórum abordou o tema “Um olhar através da Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da Organização das Nações Unidas, novas perspectivas e desafios”. Estiveram presentes representantes dos municípios do Baixo Amazonas e do Conselho Estadual do Direito da Pessoa com Deficiência (Conede).

Conferência estadual

Para o presidente da União das Pessoas com Deficiência Visual de Parintins (Udevip), Elenilson Ramos, o Fórum foi proveitoso. Ele foi eleito pelas organizações não governamentais um dos delegados para defender as propostas e falar em defesa das pessoas com deficiência do município na Conferência Estadual. “Saímos com o dever cumprido. Ficamos em falta, na participação. Lamento a ausência das pessoas com deficiência, principais interessados nessa discussão, por outro lado não podíamos ter o auditório cheio de quem não tivesse voz, não basta quantidade e sim qualidade. O que foi discutido e aprovado era o que pretendíamos, e o que vamos defender”.
Elenilson ressalta que a pessoa com deficiência tem necessidades em vários aspectos e fala das propostas aprovadas no Fórum. “Muita coisa precisa ser ampliada, como, o plano municipal de saúde da pessoa com deficiência, e o sistema de saúde ocular do município. O esporte é o grande desafio, queremos a criação do centro integrado para prática esportiva das pessoas com deficiência, colocamos propostas que beneficiem, se for efetivado pelo poder público, a nível municipal, estadual, e federal, vai melhorar muito a vida das pessoas com deficiência de Parintins”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário