domingo, 16 de setembro de 2012

Deficientes vão a Câmara Municipal expor e cobrar propostas de acessibilidade


         Presidente da Udevip diz que a luta pela melhoria dos deficientes deve ser constante

O presidente da União dos Deficientes Visuais de Parintins (Udevip), Elenilson Ramos, informa que dia 20 deste mês, acontece na Câmara Municipal, uma sessão especial em homenagem as quase vinte mil pessoas com deficiências no município.
Para ele, pelas datas comemorativas aos deficientes, setembro é considerado o mês azul. “No dia 10 foi comemorado o dia da linguagem dos sinais. Dia 21, se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, instituído em 1982 pelos movimentos sociais das pessoas com deficiência, e regulamentado pela Lei 11133 de 14 de julho de 2005, e dia 26, o Dia Nacional do Surdo”.
O presidente diz que a sessão especial na Câmara Municipal é homenagem para homenagear as pessoas com deficiência. “Convidamos a Associação dos Deficientes, as instituições como Pestalozzi, Escola Padre Paulo Manna, e todos que atuam com educação inclusiva”.

Cobranças

Para Ramos, é importante a presença de todos, pois é na Câmara que começam as propostas para as políticas públicas. “No dia da sessão especial, vamos apresentar propostas e cobrar dos vereadores propostas que beneficiem a causa do deficiente. Parintins tem em média 20 mil pessoas com deficiência. Se não mostrarmos a cara, formos às ruas, o poder público não descruza os braços”, diz.
De acordo com o presidente a luta por educação, esporte, lazer, cultura e acessibilidade, deve ser constante. “A Câmara que é a Casa do Povo, não oferece o mínimo de acessibilidade, nem que seja preciso carregar cadeiras de roda para colocar lá dentro, vamos fazer. Eles alegaram que não podem fazer adequações porque o prédio é alugado, mas a Lei 10098, diz que mesmo os prédios alugados devem dispor de acessibilidade porque é de serviço público”, finaliza Elenilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário