quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Médico realiza pesquisa no município para descobrir causas de problema na visão


         Oftalmologista pretende descobrir as causas da doença em Parintins

O Dr. Lucas Viana, médico oftalmologista de São Paulo, e professor da Universidade Federal de São Paulo (UFSP), há alguns anos realiza uma pesquisa sobre a pseudo-exfoliação. A doença é específica da oftalmologia, e basicamente pode ter relação com a genética, ou com a exposição solar. Após mais de um ano, o médico voltou a Parintins e participou da 16ª oftalmológica.
Na oportunidade ele aproveitou para continuar a pesquisa científica no município e informa. “Vim algumas vezes a Parintins, é uma região onde a população se expõe muito ao sol. Estamos querendo ver qual é o principal fator causador da pseudo-esfoliação, se é mais genético, ou mais exposição solar, entre outras coisas, pesquisando a qualidade de vida, o modo de cirurgia de catarata, e doenças tropicais”, relata o Dr. Lucas.
O médico ressalta que a pessoa que tem o problema pode ter um risco a mais durante a cirurgia. “Uma pessoa que fazer uma cirurgia de catarata e tiver pseudo-exfoliação está sujeito a uma cirurgia mais difícil com maior nível de complicações também. Se a causa for genética, num futuro não muito longe pode haver algumas orientações, alguns tratamentos, isso mais para o futuro, por enquanto, estramos querendo discutir qual é a principal causa dessa doença aqui”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário