quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Candidatos à prefeitura de Parintins participam de debates na UEA e Colégio Batista


     Aspirantes ao cargo pautaram planos de governo em cima da Educação, segurança e geração de emprego

Os candidatos Dietrich E. Mendes (PSOL), Lázaro Teixeira (PT), e Messias Cursino (PDT), participaram semana passada de debates, onde tiveram mais uma vez a oportunidade de expor propostas e projetos à população parintinense nos setores de educação, segurança, infraestrutura, saúde, e políticas públicas para a juventude. O candidato Douglas Carmona não participou de nenhum debate nesse período eleitoral. Alexandre da Carbrás (PSD) não participou dos dois últimos em razão do falecimento de seu pai na capital do Estado quinta feira, 27, o ex-prefeito de Parintins, Carlos Alberto Barros da Silva.
Na quinta feira, 27, o debate aconteceu no Auditório da UEA, Campus Parintins, realizado pelo Movimento de Mulheres da Amazônia (Mani), Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp), e Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia (Icsez).
Sábado, 29, aconteceu o último debate da eleição desse ano, no Auditório do Colégio Batista de Parintins, idealização dos estudantes do segundo ano do ensino médio do educandário, Projeto Primeiro Voto. O objetivo foi passar a importância da democracia e do voto consciente. Foram credenciados estudantes de cinco escolas da cidade, que também participaram fazendo perguntas inscritas que foram selecionadas pela coordenação.
Para um dos coordenadores, o estudante Hendreu Reis, 16, o debate foi uma oportunidade para a juventude poder ouvir os candidatos e fazer a melhor escolha, mas, lamenta a pouca partição dos estudantes do ensino médio. “Contávamos com a presença de todos os alunos das escolas que foram credenciados, visto que deveriam ser os mais interessados no debate, cujo nome do projeto é Primeiro Voto, mas menos da metade compareceu”, relata. Os coordenadores agradeceram aos candidatos e presentes, imprensa, e os apoiadores do evento, segundo os mesmo um sentimento de dever cumprido com a democracia.

     Propostas


Dietrich E. Mendes, relata que o legado que fica dos debates é a esperança. “A democracia se faz assim. Participei porque acima de tudo sou competente e temente a Deus, confio em mim e sei aonde podemos chegar. Quero trazer um novo modelo de política para Parintins, voltada para a nossa sociedade. Precisamos fazer tudo o que é possível para os jovens para diminuir os índices de violência, através até do próprio Conselho Municipal de Juventude, e sanarmos os problemas através de cursos profissionalizantes, primeiro emprego, para que o jovem possa seguir a vida com dignidade”.


Lázaro Teixeira avaliou como positivo os dois debates. “Tivemos a oportunidade de ver o grau de equilíbrio dos candidatos, importante para a própria comunidade. A juventude que precisa realmente consolidar o voto, escolher seu candidato, a nossa mensagem é que vote consciente, não deixe que ninguém tire esse sublime direito, o voto é a arma mais importante da democracia. A nossa proposta prioritária para a juventude é políticas integradas de saúde, educação, criação e geração de emprego e renda, política da cultura, esporte e lazer, ocupação de espaços para os jovens, melhorar a qualidade da educação, segurança militar, e criar programas de fortalecimento das famílias”, relata.


O candidato Messias Cursino, ressaltou a importância das pessoas conhecerem seus representantes. “É preciso que os jovens possam escolher bem seus candidatos, ouvir o que pensam, seus projetos e programas de governo, se podem ser executados. Participei de todos os debates porque é um exercício que não só aprendemos, mais ensina, ouvindo os anseios do povo. Quero dizer que Parintins é o meu amor, e coloco minha vida, experiência a disposição dos eleitores, para construirmos uma cidade melhor para todos. No nosso governo ampliaremos as manifestações culturais da cidade e interior, melhorar os investimentos, construir complexos de lazer e esporte, praças com internet grátis, junto com o governo federal trazer o programa Lan House Pública para zona urbana e rural, entre outros benefícios”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário