sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Parintinense é escolhido para integrar o Programa Jovem Embaixadores 2013


      Estudante viaja em janeiro para os Estados Unidos onde vai permanecer três semanas

O parintinense Davison Menezes Sicsú, 17, estudante do curso técnico de administração no Ifam, foi um dos 37 selecionados no Programa Jovens Embaixadores 2013. O objetivo principal do programa é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio dos jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e comunidade. O resultado foi divulgado terça feira, 23. No Brasil se inscreveram aproximadamente 17 mil jovens na mesma faixa etária.
Davison viajaem janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visita a capital do país, Washington, os principais monumentos e participade reuniões em organizações dos setores público e privado, visita escolas e projetos sociais. Após a primeira semana, todos os participantes são divididos em subgrupos e cada um viaja para um estado diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas, interagem com jovens da mesma idade, participam de atividades culturais, responsabilidade social, empreendedorismo, liderança e fazem apresentações sobre o Brasil.
 “Até agora estou extasiado, carrego o peso de ser um dos 37 representantes do Brasil nos Estados Unidos. Meu maior desafio é apresentar a cultura brasileira, porque de certa forma nos Estados Unidos ela é estereotipada. Quero mostrar a questão da pluralidade cultural. O Brasil não é apenas Samba, mulher bonita e carnaval, vai muito além disso, tem uma riquíssima cultura, e do ponto de vista científico que poucas pessoas conhecem. Vou enfatizar a questão da cultura amazonense, transmitir os pensamentos, a forma cotidiana do parintinense, estou trabalhando para desenvolver essas questões da melhor forma possível”, relata o estudante.

Dedicação

O jovem revela que antes detestava a língua inglesa, segundo ele talvez pela forma como é  ensinada nas escolas. “Percebi que isso era fundamental no mercado de trabalho, então comecei a ter interesse, buscar músicas, filmes legendados em inglês, lendo a literatura inglesa. Aprendi por um meio interativo. Enquanto via os outros jovens se divertindo, indo para a festa, ficava em casa estudando, me dedicando, tentava tornar esse estudo bem agradável”, relata.
Davison diz que ficou emocionado com as parabenizações que recebeu de familiares, amigos e colegas. “Esse apoio é fundamental, na sala me aplaudiram de pé, fiquei emocionado, minha família está feliz com a notícia, porque é um grande sonho meu, participar do programa”, ressalta.  Criado em 2002, o programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades em termos de liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário