quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Caps realiza IV Semana de Arteterapia


     Exposição de trabalhos feitos por pacientes do centro aconteceu na Praça dos Bois

Nos dias 16 e 17 de novembro, o Centro de Atenção Psicossocial “Adolfo Lourido” (Caps II), realizou a IV Semana de Arteterapia, na Praça dos Bois. Pacientes apresentaram a população trabalhos desenvolvidos nas oficinas de mosaico, marchetaria, cerâmica e pintura em tela.
As oficinas realizadas oportunizam ao paciente, o principal objetivo do Caps II que é reintegra-los a sociedade e resgatar valores. Dessa forma, é desenvolvido, capacidade, compreensão, observação, percepção, espírito crítico, imaginação criadora, capacidade de execução artística, possibilitando ao ele uma nova linguagem e pratica da arte.
O gestor do Centro André Acauan, relata que através das oficinas terapêuticas o paciente se sente reconhecido pelo trabalho que faz. “Trouxemos o trabalho para a Praça afim de que a população reconheça nossos pacientes e não os chamem de doidos. São pessoas que têm dificuldades, mas também capacidade, amor a transmitir e, nada melhor que a arte para repassar esses valores, mostrar que um paciente de transtorno mental pode normalmente fazer parte de uma sociedade, com direitos e deveres”.

Realização

O professor de artes do Caps II, Roberto Azevedo, frisa que os pacientes expressam a arte, como enxergam o mundo. “É gratificante ver essas pessoas desenvolver o talento. Não há recompensa maior ao vê-las se sentirem bem pelos trabalhos que fazem. Como profissional, nos sentimos realizados. Parintins é celeiro de artistas, eles também são, fazem artesanato, pintura em tela, esculpem, e se estão felizes nós também ficamos, porque loucos são aqueles que não conseguem ser feliz”.
Francisco Vasconcelos é um dos participantes das oficinas de Arteterapia. “A gente pinta, desenha, é uma terapia, gosto demais, me sinto melhor, me sinto num colégio, é maravilhoso, somos uma família, não tem preço”, declara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário