segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Coordenador da defesa civil diz que seca do rio está parada



O Coordenador Municipal de Defesa Civil, Marcos Nascimento, o fenômeno natural da baixada do nível das águas do rio Amazonas parou há pelo menos 15 dias. Nesse período houve pelo menos dois repiquetes, uma sinalização da estabilidade do nível das águas e o possível início da enchente.
Marcos diz que, durante os doze meses do ano, devido ao fenômeno natural, seis meses o rio enche e seis meses seca. “Em comparação a seca de 2010, a maior registrada na região quando em 29 de outubro as réguas pluviométricas marcaram 1,88 metros negativos (abaixo do nível do mar) está normal. Este ano a seca é considerada a menos, já que estamos com 2 centímetros positivos (acima do nível do mar), isto é, o nível do rio está há 1,90 metros, acima do pico da seca de 2010”, reforça.
O coordenador revela que os números apresentados pela régua pluviométrica o nível do rio Amazonas está 2 centímetros acima do nível do mar, garantia de uma seca normal, e de boa produtividade. “Podemos sentir isso nos levantamentos da produção deste ano na várzea, um exemplo é o plantio da melancia que está correndo tudo normal. Em 2010 as melancias não desenvolveram o que causou prejuízos aos agricultores”, lembra.
 Para o membro da defesa civil, quando acontece uma estiagem como a de 2010, a terra seca muito, aparece rachadura, prejudica a plantação e a terra começa cair. “Este ano já tivemos dois repiquetes. Com esses sinais estamos na expectativa do início de uma nova enchente. Devido a seca ter sido pouca, existe a possibilidade do risco de uma estiagem em 2013. Esperamos que o coordenador da próxima gestão tenha sensibilidade e conheça as questões da zona rural e dos fenômenos naturais que acontecem periodicamente”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário