segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pastorinha começa ensaio e mantem tradição


      Responsável da pastorinha ensina as brincantes o modo tradicional da brincadeira

“Comecei a brincar Pastorinha desde os 8 anos de idade com a dona Sila Marçal, estou com 82 anos e me sinto feliz em brincar como brincava antigamente. Já foram três vezes em casa me convidar para participar da associação, mas não quis, porque querem mudar a brincadeira. Eu gosto de ensinar as crianças e adultos, para a brincadeira que é do menino Deus, que é animação do natal”.
Foi assim que a senhora Marieta Martins de Souza, 82, dona da pastorinha As Natalinas, que iniciou os ensaios para este ano, na sede da Associação dos Moradores do Itaúna II (Ambi II), relata a emoção em manter e poder ensinar a tradicional brincadeira da pastorinha. Ela afirma, “o ano que não ponho Pastorinha fico inquieta e vou para onde tem uma, assim posso transmitir experiência para outras pessoas”.
Dona Marieta revela que a pastorinha As Natalinas não é uma promessa.  “Gosto mesmo é da brincadeira, da animação. Para mim é uma alegria festejar o menino Deus, o natal, o dia de Reis, e fazer a queimação do presépio, tudo como antigamente. Outras pastorinhas são modernas, a nossa não, cordões, brincantes e cantos, são do mesmo jeito que antes”, ressalta.

Emoção

A senhora Maria Nilza da Silva Monteiro, 74, ao interpretar a contra mestra não conteve a emoção. “Estou chorando porque minha vontade sempre foi brincar e cantar pastorinha, só que nunca tive oportunidade quando era mais nova, esse é 3º ano que brinco e toda vez me emociono”.
Para Lázaro lobato presidente da Ambi II, a pastorinha é voltada ao social.  “Integra crianças, jovens e adultos da comunidade com outros bairros, em especial a pastorinha da dona Marieta Martins que mantém a tradição, importante para nossa cultura. Além do espaço, vamos buscar parcerias para a compra das roupas que não são caras, mas pelo fato de serem pessoas humildes, fica um pouco difícil. Por isso vamos fazer o possível para ajudar”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário