domingo, 23 de dezembro de 2012

Parintinenses saem da estatística do analfabetismo



Mais de duzentas pessoas tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever através do Projeto Mova-Brasil

Mais de 200 educandos de idades entre 30 a 92 anos de 17 turmas se formaram no projeto MOVA-Brasil segunda feira, 17.  A formatura aconteceu no Auditório Dom Arcângelo Cerqua e, pessoas que por circunstâncias da vida não tiveram oportunidade de frequentar uma sala de aula, foram alfabetizadas.
O objetivo do projeto é contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, fortalecer a cidadania e construir políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos. “A idade não importa, mas, a boa vontade de querer aprender, saber ler e escrever, buscar conhecimento, ir para uma sala de aula. Antes não tive essa oportunidade, agora pretendo buscar sempre conhecimento por toda a vida, minha família está orgulhosa, agradeço a todos que me ajudaram pela conquista”, relata Adelaide Alves, 92.
Dona Vânia Maria Oliveira, 58, declara que tinha o desejo de ser professora quando criança, mas não teve oportunidade, porque morava no interior onde a vida era difícil. “Devemos aproveitar as oportunidades que nos são dadas, o importante não é a idade, sim aprender coisas boas, ter conhecimento, ser educada. Hoje estou passando a mensagem daquilo que aprendi dentro do projeto”, diz contente.
Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire, o MOVA-Brasil visa ir além das letras e números. Desenvolvido por meio de parcerias, tem a finalidade de promover a dignidade humana garantindo aos indivíduos a oportunidade de reconstruir seu destino e de conquistar o direito à cidadania plena e participativa. “Procuramos promover a cidadania. O projeto encerra esse ano em Parintins com saldo positivo, porque contribuímos de maneira fundamental na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ressalta o coordenador local, João Batista Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário