quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Pichação continua nos prédios em Parintins


  
Vandalismo, essa é a palavra que muitas pessoas resumem por causa das práticas de pichações na cidade, que ocorrem principalmente nas madrugadas. Residências, estabelecimentos, escolas e nem mesmo igreja ficam fora da lista de tal ato infracional.
No mês passado a igreja Sagrado Coração de Jesus foi alvo das pichações que deixou revoltados os paroquianos.  O Colégio Batista de Parintins é um dos exemplos de instituições prejudicadas, o muro do educandário foi praticamente todo pichado o que se nota nas pichações nos muros e paredes é que os nomes ali escritos são praticamente os mesmos, talvez os dos grupos responsáveis pelas ações.
São usadas nas pichações tinta em spray aerossol, dificilmente removível, estêncil ou mesmo rolo de tinta. No geral, são escritas frases de protesto ou insulto, assinaturas pessoais ou mesmo declarações de amor, embora a pichação seja também utilizada como forma de demarcação de territórios entre grupos, às vezes gangues rivais.
Em todo o país a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de três meses a um ano, e multa, para quem pichar, grafitar ou por qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário