quarta-feira, 30 de maio de 2012

Trio é preso por tráfico de drogas


Sexta feira, 21, foram apresentados na 3ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) às 13:40h, Alexander Barbosa da Silva, 20, Fábio Alexandre Ribeiro, 18, e Leonilde Carla de Souza Valente, 29. Eles foram presos em flagrante por prática de tráfico de drogas, junto com o trio foi apreendido 21 trouxinhas de pasta base, R$116,00 e um celular preto Nokia.
A polícia já vinha investigando algum tempo o bando e esperou o melhor momento para realizar a ação. “Os policiais ficaram em ponto estratégico estudando a melhor hora de flagranteá-los, isso foi por volta de 12:30h, foram detidos os três e vamos lavar o flagrante e colocar a disposição da justiça”, relata o Delegado Ivo Cunha.
A boca de fumo funcionava  próxima ao Ginásio de Esporte Elias Assayag, Bairro Emílio Moreira, na residência de Leonilde Carla com o amásio Fábio Alexandre, irmão de Alexander, os últimos estudam o Ensino Médio.

Grupo de turismo do Macurany percorre nova rota para chegar à comunidade


O grupo de turismo da comunidade Macurany juntamente com acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou na manhã de sábado, 26, o percurso da rota que será por via fluvial para chegar ao local. O motivo foi para concluir o estudo, já que o projeto deverá funcionar durante o Festival Folclórico deste ano. O valor do pacote será avaliado por um turismólogo e após a definição do preço, será disponibilizado nas agências de viagens para que os turistas possam conhecer as belezas naturais e o modo de vida das pessoas da comunidade.
Juliana Cristina Ferreira, acadêmica de jornalismo da Ufam, estagiária do projeto, diz. “O projeto é do Ministério do Turismo em parceria com o Núcleo Tecnológico de Manaus e visa oportunizar alternativa de renda a comunitários onde é desenvolvido. Estamos iniciando o reconhecimento para montar o roteiro até o início de junho. No período do Festival Folclórico pretendemos realizar a rota já com turistas. O maior atrativo desse roteiro é a paisagem que é maravilhosa. O turista e o próprio parintinense podem conhecer essa maravilha”.
Almiro Lima, coordenador do projeto relata. “A rota sai da Rampa da Francesa passa pelas áreas de igapós nas margens do Rio Macurany até o Regaço Ecológico. O trajeto inclui locais paradisíacos, ricos em diversidades da fauna e flora em torno da Ilha Tupinambarana. A canoagem oferece ao turista oportunidade de se aproximar e poder fotografar aves e animais, constantemente vistos nos igapós, além de poder observar e conhecer o cotidiano dos moradores da comunidade. No final do passeio os turistas vão degustar o sabor da comida típica da região que será servida a eles”.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Parintins conquista três medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo

      Atleta João Lúcio Borges da Equipe Asle Parintins derrotando adversário (Foto: Arquivo João Lúcio)
    
O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo aconteceu de 25 a 27 em Manaus, na Arena Amadeu Teixeira, realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo. Domingo (27 de Maio) o dia foi de consagração para a equipe parintinense. Dez atletas representaram a Ilha e conquistaram sete medalhas: João Lúcio Borges conquistou ouro na categoria pesadíssimo (faixa preta); Jr Orelha, vice-campeão categoria médio (faixa preta); Abraão Lincon, ouro na categoria pluma (faixa branca); Kerolin Reis ouro no médio (faixa roxa); Wesley Silva, vice-campeão (faixa branca); Fabrício Samurai, bronze na categoria pluma (faixa azul) e Elias Guimarães, bronze pluma (faixa roxa).
O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu esse ano saiu do eixo Rio São Paulo, e ano passado, o Amazonas foi campeão no quadro de medalhas. Estamos sediando a competição. Parintins como sempre conseguiu bons resultados, fomos com 10 atletas e conquistamos 7 medalhas, três campeões nacionais, eu (João lúcio), Kerolin Reis e Abraão Lincon.  Um resultado inédito para Parintins, com certeza, de muitos que virão”, relata o atleta João Lúcio Borges, agora tricampeão brasileiro.



Pelotão Mirim lança projeto ambiental



Sábado, 26, o Pelotão Mirim, programa da Polícia Militar, lançou o projeto “Preservando o Planeta” com uma caminhada pelas ruas dos bairros Itaúna I, II e Paulo Corrêa, com o lema “O planeta será salvo com pequenas ações de Educação Ambiental”. Centenas de escoteiros mirins, monitores, policiais militares, estudantes e professores da Escola Luz do Saber e a comunidade em geral participaram da carreata que se concentrou às 7h da manhã no Campo do São Paulo onde houve entoação do hino nacional.
 “O projeto é de grande importância, trata de um assunto em evidência. A próxima etapa vai ser em parceria com as universidades onde especialistas trarão informações de educação ambiental, e posteriormente nossos alunos vão a campo executar o projeto, visitar residências nos bairros levando um panfleto com informações, e coletando materiais como garrafas, plástico e papelão. A última etapa será as oficinas para transformar o material coletado em algum produto que seja reaproveitado. Esse projeto é em parceria com o Banco da Amazônia”, diz o coordenador do pelotão mirim em Parintins, Cabo Ernesto de Jesus.
A professora Maria Dalciney de Souza Batalha destaca a importância de participar de atividades como esta e revela que há uma necessidade de escola e comunidade se unirem conscientizando as pessoas para preservar o planeta. O gerente do Ibama, Geraldo Santos, parabeniza o Pelotão. “Esse projeto que está de parabéns, um exemplo para a sociedade”, declara.

Garantido Paralisa trabalhos por falta de recursos



Em entrevista coletiva às 14h de sábado, 26, na sala da presidência no Bumbódromo o Presidente do Boi Garantido, Telo Pinto, anunciou a paralisação dos trabalhos do bumbá porque os recursos no valor de 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais) estão bloqueados  pela justiça desde 10 de maio. O documento foi assinado pelo juiz Aldemiro Dantas. O valor do débito é referente a dívidas de processos trabalhistas com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). “Até agora, recebemos apenas 30%, estamos com um bloqueio pela justiça do trabalho desde o dia 10 de maio. Em uma reunião mediante aos artistas, ficou o posicionamento de parar os trabalhos, não temos da onde mais arranjar dinheiro pra segurar essa situação toda”, relata Telo Pinto.
O presidente esclarece que espera em breve resolver a situação. “Nossos advogados, nós da diretoria, artistas de alegoria, comissão de arte, decidimos fazer uma paralisação geral do boi, até que possamos desbloquear os nossos recursos e receber as verbas, para fazer o pagamento devido a nossa mão de obra. Esperamos que no máximo em uma semana isso possa estar resolvido para continuarmos nossos trabalhos de forma acelerada”. 

domingo, 27 de maio de 2012

Jovem usa fio elétrico para suicidar-se


Ontem, 23, por volta de 11h da manhã o jovem Rafael de Souza Góes, 18, suicidou-se em sua residência na Rua Padre Jorge Frezzini, Bairro Senador José Esteves. Ele amarrou um pedaço de fio elétrico no pescoço e pulou de cima da cama. Rafael estudava o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Nossa Senhora do Carmo, e o educandário mais uma vez está de luto, mês passado, Gabriel Machado Abecassis, 14, que estudava o 8º ano na instituição morreu vítima de afogamento.
“Ele sempre quis a família unida e por não aceitar a separação dos pais aconteceu essa coisa horrível, uma pessoa com um futuro brilhante interrompeu a vida dessa forma, sempre trabalhou e lutou para vencer na vida, agora estamos todos chorando a morte dele. Já havia ameaçado se matar, contou que a mãe teria uma surpresa com ele, e infelizmente a surpresa foi essa”, disse emocionado o primo da vítima, João Batista Góes.
O vizinho, Henrique Alfaia, 46, contou que viu Rafael por volta de 10:45h, com o fio elétrico na mão. “Jamais imaginaria essa tragédia, ele entrou na casa e depois de uns 40 minutos a irmã o encontrou enforcado, familiares tiraram ele, mas já havia falecido”, relata.
De acordo com a tia da vítima Solane de Souza, ele teria perguntado se quem se mata vai pro céu, ela, porém respondeu que só Deus sabia da resposta. Ele não deixou qualquer bilhete que informasse o porquê de ter se matado, a partir de hoje a família vai ver no celular e notebook se deixou algum recado, porque não sabem o motivo da morte. O enterro aconteceu  no cemitério São José.



Mateiro sobrevive ao ataque de onça pintada



Um braço quebrado, um corte de aproximadamente vinte centímetros na cabeça, e ferimentos por todo corpo, foi o resultado de uma luta entre, o mateiro Otávio Correa Moutinho, 65, conhecido como Inajá, e uma Onça Pintada na manhã de domingo, 20, na comunidade Guaranatuba no Rio Mamurú. O ataque do felino contra “o Tarzan da Amazônia” como está sendo tratado o mateiro, aconteceu em um ramal quando ele caminhava na mata para coletar cipó que usaria na confecção de paneiros.
“Quando eu vi, ela levantou e partiu para pular em mim, eu meti o pé no peito dela, então caiu para o outro lado, conseguir me afastar pegar a espingarda e dei o primeiro tiro, mais aí veio de novo e mordeu meu braço esquerdo, os cachorros pularam nela, e quando se destraiu conseguir pisar nela de novo, virei uma cambalhota pra traz para que não pudesse me amassar. Conseguir me equilibrar, pegar a arma e dei outro tiro e matei a Pintada” relata Otávio Correa.
O Mateiro diz que quando percebeu estava todo machucado. “No ataque ela levou as garras na minha cabeça e abriu essa brecha, feriu minha perna e várias partes do meu corpo. Meu braço quebrou com a mordida, deixei a espingarda no toco de um pau e vim embora. Com muito sangue no meu rosto e nas botas, pensei em parar e beber água de um poço, mas queria mesmo chegar em casa e sobreviver. Quando cheguei não havia ninguém, tive que ir para casa de um vizinho que me levou para onde mora o um indiozinho Sateré, que pediu para o agente de saúde do Guaranatuba me trazer a Parintins. Quando ficar bom volto pro interior, pois lá vivo feliz, finaliza.

Tarzan da Amazônia foi atacado sete vezes por onça


“Tenho muitas marcas por todo corpo deixado por ataque de onças. Eu tinha 38 anos, morava no Rio Jatapú quando briguei com a primeira onça pintadona, foi dentro d’água. Aquela botou pra me comer mesmo. Mas quando já que ela conseguiu. Ela veio pra cima e eu pulei n’água. Ela botava pra cima de mim e eu mergulhava, quando boiava botava o terçado nela, até que consegui arriá a bichona”.  
Assim, o mateiro Otávio Correa conta como venceu a primeira das sete onças que teve que matar por terem o atacado. “Já matei sete onças, elas tentam me atacar e por querer viver tive que matá-las. Até agora já tiraram meu sangue, me deixaram todo machucado com várias marcas no corpo, mas continuo vivo”.
Otávio Correa, que agora está sendo chamado de “Tarzan da Amazônia”, deu entrada no Hospital Padre Colombo por volta de 23h de domingo, onde recebeu atendimento médico, afirma. “Nasci em 12 de novembro de 1946 e trabalho no mato desde os 11 anos de idade, quando morava na cidade de Itapiranga. Já fui mateiro de muita gente trabalhando na exploração de pau rosa, e outros tipos de madeiras. Mas, mesmo que esses bichos tentem me atacar, prefiro morar no interior”.
Segundo a enfermeira Milena Sarrazinho, o Tarzam da Amazônia já foi operado. “Seu Otávio se encontra em um dos leitos pós-operatório aqui no hospital. Ele foi submetido a uma cirurgia no pulso esquerdo pelo Ortopedista Renato Fonseca Meneses que colocou pinos para recuperação da fratura que foi provocada pelo ataque da onça. Ele passa bem e em breve deve está recuperado e pode ter alta”, relata a enfermeira.

Estudantes protestam péssima qualidade de reforma no GM3



Sexta-feira, 18, pela manhã, dezenas de estudantes da Escola Estadual Tomaszinho Meirelles (GM3) fizeram um manifesto em frente ao educandário por insatisfação com a reforma da escola. Segundo eles, quando chove molha as salas, e a maioria dos acondicionados não funciona.
A estudante do Ensino Médio, Tatiane Cavalcante, 18, relata o porquê do ato. “Um site local publicou uma matéria afirmando que a família Tomaszinho Meirelles estava feliz com a reforma. Não estamos felizes, pelo contrário, quando chove a escola fica toda molhada, queremos nossos direitos, por isso, decidimos nos mobilizar e fazermos essa manifestação. Na verdade essa obra é uma maquiagem, a maioria dos acondicionados não funciona, nosso intuito agora é formar um grêmio estudantil”, relata.
Para o gestor da escola os estudantes estão de parabéns pela atitude, mas fizeram de maneira precipitada, a empresa está fazendo a manutenção e ainda não entregou a obra. “Pedimos aos discentes que se monitorem. Reclamam de qualidade, querem prédio todo equipado, mas dentre eles há vários que fazem vandalismo, como alunos também devem fazer sua parte, pois, também são donos do patrimônio. Qualquer estudante pode chegar a diretoria e denunciar irregularidades, não vamos revelar nomes, tentaremos fazer esse trabalho de conscientização”, revela o Gestor do GM3, Adalberto Dias.

Estudantes de Parintins se preparam para o JEA’s



Depois do tetracampeonato na seletiva do Polo III em Nhamundá, os atletas parintinenses classificados para os Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s), que acontece em Manaus de 01 a 10 de agosto, iniciam treinamento na próxima semana. Cinquenta e três jovens talentos do esporte vão representar o município na maior competição estudantil do Estado, 12 de atletismo, 24 no handebol, voleibol 10, Xadrez 4 e tênis de mesa 3.
Segundo o professor Carlos Meirelles a delegação desse ano é superior a de 2011. “Ano passado pouco mais de 30 atletas competiram no JEA’s, esse ano irá quase o dobro. Os campões serão credenciados para disputar os Jogos Escolares Brasileiro (JEB’s). Ainda não sabemos quando e onde vai acontecer, as cidades de Cuiabá e Belém estão sendo analisadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB)".
“São quatro anos de vitória no Polo, conquistando medalhas de ouro como sempre. Vamos treinar forte para o JEA’s, meu objetivo é chegar aos Jogos Brasileiro e conquistar uma medalha, agora vou levar mais a sério”, diz a Atleta Maria de Nazaré Ramos, ouro no Salto em Distância e nos 800 metros no Polo III 2012.  

Caminhada no dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes



Uma caminhada para conscientizar e orientar a população que denunciem casos de exploração sexual contra menores foi realizada em Parintins sexta feira, 18, em comemoração ao dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A caminhada foi realizada em parceria com a Semast, Conselho Tutelar, Comissariado de Menores, Polícia Militar e Civil, Ministério Público, juizados, escolas municipais e estaduais, igrejas e Casa de Acolhida.
A Conselheira Edna Garcia fala do evento, e agrade as parcerias. “Agradecer aos nossos parceiros por essa grande caminhada para combater esse abuso, peço às pessoas que souberem que alguma criança ou adolescente esteja passando por esse tipo de crime de exploração sexual, que denuncie pelo disk 100, na hora vamos tomar as providências cabíveis. Não tenham medo, porque em momento algum o nome vai ser revelado”.
A Delegada Ana Denise disse que os índices de exploração são elevados no município, e os índices são elevados em toda a região. “Em razão de Parintins ser uma cidade turística, os casos têm aumentado. Acredito que as pessoas tem se conscientizado, denunciado, quase todos os dias tem um caso de denúncia na cidade, pais fiquem atento porque na grande maioria a denúncia chega pelas professoras, por isso, a ideia de trazer as crianças das escolas com os professores para esse momento, porque os pais naquela rotina do dia a dia não percebem, e as professoras notam a mudança de comportamento da criança”, relata.
“Cada vez mais as pessoas estão ganhando coragem de levar para as autoridades a prática desses tipos de crime, a lei prevê sansões graves para esse tipo prática, as penas estão sendo aplicadas de forma muito elevada. Com essa divulgação, hoje as pessoas se sentem mais encorajadas de denunciar porque estão vendo que realmente a nossa ação está dando resultado”, declara a Juíza de Direito, Melissa Sanches.

Governo do Estado autoriza concurso da Defensoria Pública para o interior



O governo do Amazonas autorizou à realização de um novo concurso público para contratação imediata de 60 defensores que devem atuar no interior do Estado. A informação é do subdefensor geral do Estado, Ariosto Braga. Fora da capital, somente o município de Presidente Figueiredo possui um defensor público.
“O governador autorizou à defensoria a realização de um novo concurso, considerando que o anterior foi anulado, já está em andamento e o conselho superior da defensoria pública já publicou o regulamento do concurso. Estamos em contato com empresas interessadas, brevemente lançaremos o edital, esperamos daqui pra outubro ter o concurso concluído para que a gente possa atender a população carente de todos os municípios do Estado”, relata Ariosto Braga.
O sub defensor fala da falta desses profissionais, e diz que ainda esse ano no mínimo dois defensores estarão com certeza em Parintins para ajudar a população nas suas pendências. “Aqui em Parintins possui três varas. Na capital são 46 defensores públicos, mas a carência é grande, até pra conceder férias pra um deles é complicado, não há como atendermos no momento essa população, com a realização do concurso, encaminharemos os 60 imediatamente. Vai ser assim uma medida capaz de sanear o interior do Estado, mas a capital vai continuar defasada, esperamos que futuramente sejam contratados mais defensores públicos para que possamos estruturar definitivamente a defensoria pública”, espera.

Empresário pretende inaugurar clube de pesque e pague na cidade



O empresário e técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Salvador Leal, pretende inaugurar em setembro um empreendimento denominado pesque e pague, o primeiro do ramo na cidade. O proprietário de um viveiro de peixe, situado a Estrada Odovaldo Novo, em frente ao Curral Lindolfo Monte Verde, possui cinco tanques de criatório de alevinos, medindo de 30x70m e 80 a 120m, inicia a construção de um sexto tanque. “Tenho ajuda dos meus irmãos, estamos com 5 mil tambaquis e 10.000 alevinos na faixa de 200g cada. Nosso projeto de criação do pirarucu continua, quelônio só pro futuro. Estamos construindo uma área de pesque e pague no lago de 80x120m, onde as pessoas poderão vir e pagar o peixe que conseguir pescar”, relata Salvador Leal.
O técnico do Ibama diz que a previsão de inauguração do empreendimento é para o mês setembro. “O pesque e pague tem que oferecer segurança aos clientes e turistas, fazer o registro no pesque e pague. Gostaríamos de iniciar o funcionamento em setembro, por que a água já baixou, e pra novembro faremos mais uns quatro tanques para garantir o abastecimento pra rotatividade do clube. Pretendemos funcionar tudo dentro dos trâmites legais, e oferecer um bom negócio, dentro das exigências do órgão ambiental competente”, assegura.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Anndson Brelaz deixa coordenação do Projeto Pé de Pincha


O engenheiro de pesca, de Oliveira, deixou dia 1º deste mês, a coordenação do Projeto Pé de Pincha em Parintins. Anndson atuava no projeto há quase uma década e assumiu a coordenação em 2009. Ele deixa o cargo para assumir a carreira de professor de Recursos Pesqueiros no Instituto Federal do Amazonas (Ifam) em Maués.
Anndson revela que trabalhou no Pé de Pincha desde 2003 e que deixa o cargo de coordenador, com o sentimento de dever cumprido. “Boa parte dos quase 10 anos que estou no projeto, trabalhei como voluntário era aluno bolsista. Cheguei à coordenação do projeto em Terra Santa, Parintins, e agora vou assumir a coordenação do projeto em Maués, além de trabalhar como professor no Ifam daquele município”.
De acordo com o ex-coordenador, enquanto esteve à frente dos serviços no município, a quantidade de filhotes de tracajá devolvidos a natureza superou a cada ano. “Em 2010, devolvemos mais de 23 mil quelônios a natureza. Por isso acredito que os objetivos básicos do projeto foram alcançados. Enquanto o trabalho social e educação ambiental, por falta de pessoas qualificadas e da grande quantidade de comunidades que participam do projeto, infelizmente ficou a desejar”, esclarece.
O engenheiro diz que mesmo assim, houve cursos de criação de peixes em gaiolas, palestras nas comunidades e área urbana. Para ele, o objetivo era atingir mais pessoas, mas fez o possível para isso. “Sei que tanto quanto eu, as pessoas que desenvolvem esse trabalho são apaixonadas pelo projeto, elas se doam mesmo, e juntas conseguem o resultado que aí está. Acredito no projeto e sei que vai melhorar a vida nas comunidades e trazer um futuro melhor para os comunitários, filhos e netos. Para mim, foi uma satisfação atuar junto dessas pessoas que vão continuar desenvolvendo esse trabalho maravilhoso em prol da natureza”.

Comandante da Defesa Civil estadual visita Parintins, Barreirinha e Nhamundá



O coronel Roberto Rocha, comandante da Defesa Civil do Amazonas, visitou dia 29, as cidades de Parintins, Barreirinha e Nhamundá para monitorar a cheia no Baixo Amazonas. Segundo ele, a situação é preocupante porque o pico de cheia só acontece no começo de julho.

Roberto Rocha diz que a preocupação é que ainda estamos no final de abril, e o nível dos rios já supera a cota de hoje em relação a cheia de 2009. “Grande parte dos municípios já estão alagados, como Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista do Ramos que também tem um perímetro, é uma cidade pouco alta mais tem um terreno muito largo que já está começando a encher”.
Segundo o comandante, em Barreirinha várias ruas já estão sendo tomadas pelas águas, assim como em Parintins. “A preocupação é constante, por isso, o Governador Omar Aziz definiu essa viagem para que possamos conversar com os coordenadores e traçar metas específicas e ações de desdobramento em conjunto com o Estado. O principal objetivo é minimizarmos a dor de nossos irmãos que sofrem com a enchente e dos ribeirinhos que perderam a agricultura familiar e animais domésticos”. O subcoordenador do Baixo Amazonas, Tenente Wilson Silva, o coordenador de Defesa Civil de Parintins Antônio Marcos Nascimento (o Baixote), acompanharam o Coronel na visita em áreas de risco em Parintins. Juntamente com o tenente Wilson, os coordenadores da Defesa Civil de Barreirinha e Nhamundá, acompanharam o coronel Roberto Rocha as visitas nos municípios.