segunda-feira, 30 de julho de 2012

Parintinense fica entre as dez primeiras em corrida internacional de ciclismo


Fabiane Coimbra, 17, representou a Federação Amazonense de Ciclismo na corrida de montanha elite principal que aconteceu domingo, 22, na cidade de Santa Helena na Venezuela. Mais de mil atletas competiram. A parintinense superou os 65 km de prova em pouco mais de 5 horas eficou entre as 10 melhores.
A jovem relata que a corrida foi além do que esperava. “Imaginava que não fossem tantas subidas, tiveque descer da bicicleta muitas vezes e ir me arrastando coisa de sobrevivência mesmo.As descidas não eram leves, tinha pedra, precisou de muito braço para segurar o guidom. Foi complicado, ainda estou desgastada, vai demorar uma semana para voltar ao meu estado normal. Se tivesse uma bicicleta melhor conseguiria um resultado mais satisfatório. A bicicleta que corri foi emprestada do presidente da Federação Amazonense de Ciclismo, era grande para mim e senti muita dor na coluna. Viemos com pressa de lá porque a Federação Brasileira ficou sem passagem de Roraima até Manaus e de lá pegamos carona”.

Dedicação

A esportista promete se dedicar e participar de mais corridas. “Vou providenciar uma bicicleta para conseguirficar entre as três melhores. Em Santa Helena teve atletas da Colômbia, Bolívia, Peru,profissionais que vivem para o ciclismo e pagas paraisso, não tenho apoio, nem bicicleta, tudo isso é preciso. O Xuxa vice-presidente da Federação,vencedor de três brasileiros, disse quando os amazonenses chegavam em corrida eram temidos pelos adversários, hoje em dia não, por falta de incentivo os atletas não tem um melhor rendimento, precisa de bicicleta boa, suplementos alimentares e vitamínicos, e tudo isso custa caro. Na Venezuela o ciclismo, é muito valorizado”.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Aulas de pós-graduação iniciam em Parintins



A Faculdade Portal, com sede em Passo Fundo (RS) iniciou sábado, 21, as atividades no município com a aula de abertura em Educação Especial na Escola Pestalozzi. O estudo é destinado a professores, e profissionais em geral que lidam com portadores de deficiência física. A primeira aula foi sobre Ética Profissional, ministrada pelo Doutor em Direito Penal Roberto Tavares.
A coordenadora do polo no Amazonas, Maria Ivone Pereira, disse que o objetivo principal da Faculdade Portal é formar profissionais capacitados. “Capacitamos profissionais de forma mais específica, detalhada, com os portadores de deficiência. Iniciamos com 20 alunos e a pretensão é aumentar esse número para o próximo mês. Sentimos um bom retorno, os alunos se mostram com boas expectativas para o próprio crescimento, quanto para o da Faculdade em Parintins”, relata.
A carga horária do curso é de 360 horas em 14 meses, é uma aula por mês que acontece em um sábado à noite e domingo o dia todo, com disciplinas diferentes. A coordenadora frisa que a parceria com uma escola de educação especial contribui para o desenvolvimento da área no município. “Pretendemos expandir em Parintins. Temos 63 pós-graduações, e dependendo da demanda podemos formar novas turmas. A mensagem que deixo aos educadores de Parintins é que continuem buscando conhecimento, só somos bons profissionais se continuarmos estudando e colocando em prática aquilo que aprendemos”, diz Ivone.

Escritor parintinense lança segunda edição de O Andaluz



O lançamento da segunda edição do livro O Andaluz, do escritor e jornalista parintinense, Wilson Nogueira, aconteceu sábado, 21, no Auditório da Escola Estadual Senador João Bosco. Autoridades, imprensa, e a população estiveram presentes no evento. O membro da Academia Amazonense de Letras, Tenório Teles, disse que Wilson Nogueira é um dos autores mais importantes da literatura e da cultura amazonense. “Lançar a segunda edição de um livro é um verdadeiro feito, felizmente o Andaluz chega a sua segunda edição. É motivo de satisfação para a Editora Valer e para o autor que teve o livro reeditado e, sobretudo, significa o privilégio de ter seu livro lido por muitas pessoas. Quem não leu a primeira edição tem agora a oportunidade de ler a segunda, revisada, com um projeto gráfico bonito. O Andaluz viaja pelo mundo da palavra e memória de Parintins”, adianta.

Estímulo

Para Nogueira, a segunda edição se deu em razão de um pedido dos leitores, porque a primeira esgotou há três anos. O livro aborda um tema que procura levar o leitor a uma reflexão, a respeito do cotidiano, realidade, e também da ficção do dia-dia. “Considero particularmente instigante. É um momento bastante significativo para a literatura, afinal é um escritor amazonense, filho de Parintins. Quando digo isso, não é para ressaltar minha obra, sim estimular para o surgimento de outros escritores e novos leitores. Estudei na Escola São José Operário e estou no mercado editorial. Escrevi quatro obras, mas para mim o mais importante é oferecer um exemplo de que é possível fazermos coisas a partir do momento que temos determinação, e no caso dos livros muita leitura, afinal estamos aqui para incentivá-la”.

Políticas públicas

O Escritor Wilson Nogueira, espera que as autoridades e gestores públicos se interessem e implantem políticas públicas que valorizem os escritores regionais e nacionais. Para ele, é preciso que o poder público assuma a responsabilidade de propor e gerir políticas de incentivo a literatura e leitura.
“É importante à atenção do poder público a essa questão, afinal, a sociedade em que vivemos é estruturada no conhecimento, no sentido de que todas as atividades necessitam de algum tipo de leitura, e conhecimento. Há sempre uma necessidade que tenha por trás dessa formação, um sólido estímulo à leitura, com políticas públicas voltadas para a produção e circulação dos livros nas escolas para alcançarmos o objetivo da formação de profissionais, intelectuais, e de massa crítica. Infelizmente, o Brasil ainda é um dos países no mundo que menos ler”, relata.

Mulheres do Bom Socorro do Zé Açu participam de Curso de Culinária Amazônica



Vinte mulheres da comunidade Bom Socorro do Zé Açu, participam do Curso de Culinária Amazônica, que acontece desde 17 e prossegue até 30 de julho naquela comunidade. O objetivo é orientá-las na criação de pratos típicos que possam ser comercializados aos turistas que visitam o local em períodos festivos ou as praias da região nos finais de semana.
Segundo Luciana Santos ministrante das aulas, o curso acontece em parceria com o Senac e prefeitura de Parintins de segunda a sexta-feira, de 14 às 18hs, e terá duração de 40 horas. “Sabemos que algumas pessoas na região do Zé Açu se dedicam a piscicultura, e é comum as famílias interioranas criarem galinha caipira. O objetivo do curso de culinária é capacitar as mulheres a utilizarem os produtos que são encontrados na própria comunidade e criar os pratos típicos”.

Variedade

Luciana diz que além de peixes e galinha caipira encontrados em abundância na comunidade, há também vários produtos que servem de ingredientes para enriquecer os pratos. “Com a capacitação, essas pessoas utilizam os materiais que muitas vezes estão disponíveis em seus próprios quintais como banana, macaxeira, tucumã, cará e outros cultivados na região e transformar nos pratos que podem ser vendidos aos visitantes e gerar renda para elas”.
De acordo com a professora as alunas confessaram que a partir do curso querem oferecer aos visitantes uma comida verdadeiramente regional, pois, acreditam quando as pessoas vão da cidade para o interior, querem saborear os pratos a base de peixes e galinha caipira. “O mais interessante é ver no rosto delas a felicidade ao descobrirem que podem fazer uma comida gostosa com ingredientes que elas mesmas podem criar ou plantar”, ressalta.

domingo, 22 de julho de 2012

As Santistas e Rio Preto do Tracajá foram campeões do torneio da Festa do Carmo



Nos dias 15 e 16 de julho foi realizado o torneio de Nossa Senhora do Carmo no campo do Sistema Alvorada de Comunicação. A edição 2012 contou com 50 equipes inscritas, 18 no feminino e 32 no masculino. Jogos bastante disputados marcaram a competição que definiu os campeões nas penalidades.
No futebol feminino As Santistas sagraram-se bicampeãs do torneio ao vencer nos pênaltis As Amazonas. A goleira campeã, Sônia Garcia, fez ótimas defesas e ajudou o time a conquistar mais uma taça. “Para mim foi uma excelente vitória, com a graça de Nossa Senhora do Carmo e em nome de Jesus conseguimos ser campeãs mais um ano, vamos lutar para vencer o campeonato feminino que estamos disputando”, diz contente.


No masculino o título foi para a equipe do Rio Preto da Comunidade de Santo Antônio do Tracajá, após uma decisão emocionante contra o Grêmio da Vila de Juruti Velho do vizinho estado do Pará. Os paraenses marcaram o primeiro gol, mas nos últimos minutos o Rio Preto empatou e levou a melhor nos pênaltis para delírio da torcida que invadiu o campo para comemorar com os jogadores.
O goleiro Elias Santarém disse que a luta foi grande e agradeceu a todos pelo apoio ao time e a comunidade vai fazer uma grande festa para comemorar a conquista. O treinador Elmar Siqueira, relata que o Rio Preto alcançou o objetivo. “Um grupo de pessoas formou o Rio Preto em janeiro desse ano, um time que veio participar do torneio da santa para ficar em primeiro, graças a Deus fomos campeão, agradecemos ao pai celestial e a Nossa Senhora do Carmo. O time é novo, em 2013 continuaremos com a equipe e vamos buscar o bicampeonato”.

sábado, 21 de julho de 2012

Nove casos de HIV detectados este ano em Parintins



Segundo Andreina Bentes de Souza, gerente do CTA, das nove pessoas que foram diagnosticadas com vírus HIV, sete são mulheres. “Isso acontece porque as mulheres têm mais coragem de procurar o CTA, ou por estarem grávidas e são encaminhadas pelos centros de saúde, ou na maioria das vezes de livre e espontânea vontade realizam os exames”.
A gerente do CTA revela que das sete mulheres detectadas com o vírus, três estavam grávidas, um bebê já nasceu e passa bem. “O parto foi dentro dos padrões e a criança está recebendo o tratamento adequadamente. Como é determinado, a mãe já estava recebendo o tratamento desde o momento que foi diagnosticada soro positivo, as outras duas grávidas também estão recebendo tratamento”.
Para Andreina a preocupação não é somente com os casais que por ser marido é mulher acham que não é necessário o uso do preservativo e por isso, muitas vezes são contaminados. “Nos preocupamos com a população em geral para adesão da camisinha. Muita vezes as pessoas vão às festas e após ingerir álcool, não usam mais o preservativo, se expondo às doenças sexualmente transmissíveis como gonorreia, sífilis e o vírus HIV”.

Há 20 anos foi detectado 1º caso de HIV em Parintins

De acordo com Andreina Bentes de Souza, gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em 15 de julho de 1992, há 20 anos, foi detectado em Parintins o primeiro paciente contaminado pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH), também conhecido por HIV. O cidadão tinha 33 anos, não era parintinense, mas residia na cidade.
Andreina diz que desde 1992 até 16 de julho deste ano, foram detectados 306 casos de pessoas contaminadas pelo vírus HIV e consequente muitos vieram a falecer em consequência da AIDS. “Pelas informações que temos, a Casa Padre Vitório faz o tratamento de pelo menos 152 pessoas que convivem com o vírus HIV ou a doença em si. Pode ser que tenha mais pessoas vivas, por esse motivo, estamos fazendo um levantamento para buscar o número exato”.
Andreina diz ainda que desde quando o CTA passou a funcionar, em maio de 2007, passaram a realizar os diagnósticos e a Casa Padre Vitório a realizar os tratamentos das pessoas com soro positivo e AIDS. “A Casa Padre Vitório é uma Policlínica e trabalha com vários outros tipos de atendimento. O CTA apenas realiza os testes, na Zona Rural e Urbana no município.
O vírus da imunodeficiência humana (VIH), o HIV, é da família dos retrovírus, responsável pela (AIDS). Esta designação contém pelo menos duas sub-categorias de vírus, o HIV-1 e o HIV-2. No grupo HIV-1 existe uma grande variedade de subtipos designados de -A a -J. Esses dois grupos têm diferenças consideráveis, sendo o HIV-2, mas comum na África Subsaariana e bem incomum em todo o resto do mundo. O HIV-1 foi descoberto e identificado como causador da AIDS por Luc Montagnier e Françoise Barré-Sinoussi da França e Odete Ferreira de Portugal em 1983 no Instituto Pasteur na França. O HIV-2 foi descoberto por Odete Ferreira de Portugal em Lisboa em 1985. O HIV é um retrovírus que ataca o sistema imunológico causando eventualmente a síndrome da imunodeficiência adquirida em casos não tratados.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Vendedores ambulantes consideram fraca vendas no período festivo


Durante o período do Festival e a festa de Nossa Senhora do Carmo, centenas de pessoas veem a Ilha comercializar seus produtos visando bom faturamento nos dois grandes eventos da cidade. A maioria vendem confecções, artesanatos e bijuterias em geral. Para eles após 11 dias de festa da padroeira de Parintins o resultado das vendas foi considerado fraco.
O senhor João de Deus, de Itacoatiara, há 25 anos vende roupas no período da Festa do Carmo, e segundo ele, esse ano foi o pior em termos de lucro. “Esse ano foi fraco, acho que por causa da cheia. Muita gente ficou sem produção, vendi pouco, mas deu pra gente tirar alguma coisa, se Deus quiser retorno em 2013. Vamos viajar e estamos cobrando apenas 1 ou dois reais  por cada peça de roupa, para arrumarmos o dinheiro  das nossas passagens e continuar as vendas na minha terra”, diz.
A manauara Lene Souza relata que as vendas foram péssimas nos onze dias. “Achei caro o preço do terreno da barraca, tem que melhorar, faturamos pouco e tem vários atacadistas que não pagam ponto, jogam as mercadorias no chão e vendem tudo a 10 reais. Para chegar aqui, pagamos frete, madeira e carregador. A chuva também atrapalhou, quando estávamos vendendo algo, começava a chover. Penamos, vou pra Manaus  sem dinheiro e decepcionada”.
Elton Carvalho, também de Manaus, se frustrou com a baixa procura de clientes. “Pela primeira vez venho ao município vender confecções e posso lhe dizer que foi fraco demais, bem abaixo da expectativa. Agora estou fazendo desconto de até 80% para retornar à capital”, declara.

Linha de cerol atinge pescoço de mototaxista


O mototaxista Gildo Mesquita sofreu um corte por linha de cerol no pescoço na manhã de ontem, na Rua 08 Bairro da União quando estava trabalhando. Ele foi socorrido por um colega de trabalho que o levou ao Hospital Padre Colombo onde recebeu atendimento e passou por procedimento cirúrgico. A perfuração foi de 16 cm de comprimento e cerca de 4 de largura. O jovem que estava soltando papagaio deixou o local e não prestou socorro.
O pai da vítima, Geldo Mesquita, também mototaxista, pede que as autoridades tomem providências para inibir que jovens, adolescentes e crianças usem cerol em linhas de pipas e papagaios. “Peço a Prefeitura, Polícia Militar, ao comandante que mande policiais para rua, tomar papagaio, se for maior de idade levar preso, para servir de exemplo aos outros, e evitar morte na cidade por causa do cerol, e vagabundagem desses garotos, rapazes, que os pais não tomam providência. Tem muita gente, não só moto taxi, mas senhoras, outras pessoas que conduzem crianças arriscando a vida nesse trânsito louco. O que aconteceu com meu filho não desejo a outra pessoa, por milagre de Deus está fora de perigo, não cortou a veia jugular, se não, ele estaria morto”, diz  emocionado.
 
Longe do trânsito
 
Geldo diz não ser contra a brincadeira, mas que seja em local isolado, sem trânsito. “Não sou contra a brincadeira, porque já brinquei, mas arriscar a vida das pessoas não estar certo, que seja em local onde não tenha trânsito. O cerol é perigoso, quase degola meu filho. O que aconteceu com ele, poderia ser com alguém de bicicleta. Agradeço ao moto taxi Gama que prestou socorro, e levou meu filho até o Padre Colombo, e a equipe do Hospital que fez os procedimentos, e a operação graças a Deus bem sucedida”, declara.
Odilon Neto, primo de Gildo, pede as autoridades para que não esperem acontecer algo mais grave para poder agir. “Faço um apelo às autoridades de Parintins, que tomem medidas preventivas para isso. Todo ano ocorrem às mesmas situações, pessoas acidentadas com linha de cerol, e às vezes as autoridades esperam acontecer para poder trabalhar, quero que olhem com carinho para esse lado porque são vidas”.

Chuva forte alaga ruas da cidade



A forte chuva  que caiu na manhã de sábado, 14, deixou vários pontos da cidade alagados, interditou a passagem de pedestres, e alagou algumas casas. A água entrou também na Escola Estadual Irmã Sá, e por pouco não invadiu as salas da Escola Padre Jorge Frezzini. 
As ruas mais afetadas foram Armando Prado e Avenida Amazonas no Centro, Mozart Freitas no Bairro Emílio Moreira atrás do Ginásio Elias Assayag e Gonçalves Maia no Paulo Correa. Moradores relatam que sempre quando chove forte, os trechos alagam.
Segundo Junior Falcão morador da Rua Mozart de Freitas, que já perdeu um notebook em decorrência do fenômeno natural, isso acontece muitas vezes porque os esgotos estão entupidos, pois, quando limpam escoa normalmente, diz. Os afetados pedem alguma solução por parte dos órgãos competentes para tentar resolver ou amenizar a problemática que já trouxe muitos prejuízos a eles.

Atletas treinam forte em busca de bons resultados para Parintins



Os Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s) começa no início do mês de agosto, na capital do Estado, e Parintins será representada por 55 atletas. Faltando 11 dias para o início da competição, a delegação parintinense está treinando forte, mesmo diante das dificuldades, caso do atletismo que foi prejudicado com a interdição da pista mês passado para acomodar os módulos alegóricos do boi Garantido.
Os treinamentos não param porque alguns atletas tem objetivo de alcançar resultados nacionais e buscam melhoria do rendimento. “A pista que utilizamos para atletismo foi interditada há um mês, prejudicou o trabalho do atletismo em Parintins e ainda está trazendo prejuízo por causa do material que ficou na pista, resíduos de metais que podemprovocar acidente, esperamos que não ocorra”, relata Carlos Meirelles, Coordenador de esportes da Seduc na cidade.
A coordenação está em busca de patrocínio para a viagem e uniformes. “Enviamos ofício para a Prefeitura, e Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) pedindo apoio para que nos ajude a levar nossos alunos à Manaus. Estamos com problemas de equipamentos e passagens, esperamos que as pessoas que receberam o ofício possam nos ajudar. Enviamos alguns atletas para solicitar apoios individuais, já temos patrocínio para alguns, mas os outros precisam, os patrocinadores colaboram muito também”, relata Meirelles.
Para o professor há esperanças de medalhas para Parintins, mas tem pais que não apoiam os filhos, “não são todos, alguns que não sabem que os filhos fazem o sacrifício que é treinar, ser atleta. Todos são saudáveis, e a cada treinamento ficam mais fortes, na saúde e no comportamento. Cobramos muito a questão disciplinar, e o rendimento vem depois com cada um, buscando o seu melhor a cada dia nos treinamentos”, conclui.

Professor Adalberto Dias deixa direção do GM3



O professor Adalberto Dias que desde fevereiro era gestor da Escola Estadual Tomaszinho Meirelles (GM3), deixou o cargo quinta feira, 12, alegando que seu trabalho não estava agradando a comunidade. A professora Francinete Pessoa assumiu o posto e promete continuar o trabalho desenvolvido no educandário.
“Deixo o cargo porque o trabalho que estava fazendo e tentando desenvolver parece que não estava agradando. Em poucos meses não daria para fazer milagre. A maior dificuldade que enfrentamos no início foi indisciplina dos nossos alunos, mas graças a Deus estou feliz de perceber que as atitudes grosseiras ruins dos discentes mudaram de tal maneira. Deixo a gestão de cabeça erguida pelo pouco que fiz, mas pode ter certeza que foi de coração”, relata Adalberto Dias.
A gestora atual disse que o professor Adalberto saiu a pedido próprio e vai dar continuidade ao trabalho. “Vou continuar o trabalho com o mesmo compromisso de qualificar, melhorar o ensino e aprendizagem. Precisamos de alunos qualificados com rendimento e qualidade de ensino, e saiam da escola dominando os conteúdos ministrados em sala de aula. O professor fez um bom trabalho, o maior desafio mesmo vai ser resgatar alunos de evasão escolar e com coeficiente baixo”.

Cobrança

A estudante do ensino médio, Taciane Cavalcante, disse que os alunos não foram informados da saída do gestor e cobram uma resposta clara. “Não fomos informados da saída do gestor, o mesmo caso aconteceu com a professora Elcy Barbosa, é uma pergunta que nos fazemos, por que estão saindo assim. A questão da reforma da escola, na verdade foi uma maquiagem, foi uma das coisas que a professora Elcy questionou bastante, ela não queria mais uma maquiagem, e sim a reforma. Queremos formar um grêmio, vamos conversar com a nova gestora e ver se ela nos apoia é preciso mudar e melhorar muitas coisas no GM3, os alunos sabem disso”, ressalta.

Polícia Militar revista Unidade Prisional de Parintins



Uma operação com a presença de 68 policiais militares revistou a Unidade Prisional de Parintins, na manhã de sexta feira, 13.  Após três horas de vistorias nas celas, encontraram materiais, como celulares, canivetes, tesouras, e até mesmo droga. No período do Festival a tropa do Choque já havia vistoriado o presídio e encontrado muitos objetos.
 “Essa vistoria foi proveitosa, notamos a quantidade de materiais apreendidos.O diretor do presídio, e os policiais estão de parabénspelo empenho. Uma revista dessas inibe mais a ação dos internos para que mude suas atitudes dentro das selas. Vai chegar o tempo que vão ser soltos, mas tem uns que não pensam dessa forma e querem causar danos e fugir. Para evitar que esses materiais continuem adentrando no presídio devehaver empenho de todos, do Diretor do Presídio, carcereiro, segurança que é a Polícia e parentes de presos também, que muitos ficam matutando a entrada de objetos, às vezes prejudica o próprio parente”, relata o Tenente Pantoja.

Ampliação

O tenente declara que o município precisa de um presídio mais amplo para suportar a quantidade de detentos que possui. “Como o muro é baixo há possibilidade de alguém passar na rua e jogar qualquer objeto para dentro. Deveria ter guaritas para os PMs terem uma visão ampla de todo o quarteirão, infelizmente não temos. Fica complicado por causa da superlotação do presídio, são 133 presos. Na realidade, aqui não é um presídio, antigamente era uma Delegacia, que funcionava com presos provisórios, não oferece estrutura para suportar essa quantidade de detentos a longo tempo”.
O Tenente disse que está sendo cogitado e levado às autoridade a muito tempo, e inclusive existe promessas para construção de um novo prédio da Unidade Prisional. “Tem que ser um local maior, e colocar alguma coisa para esses presos se ocuparem durante o dia para não ficarem só pensando em fugir, porque é aquela coisa, mente vazia é a oficina do capeta”, finaliza.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Estreia no Gazeta


Amanhã estreia no Jornal Gazeta Parintins, a coluna Tarântula. Aguardem!
Por Yvone Menezes.

Torcedores prestigiam evento tradicional do vermelho e branco da Baixa do São José


O boi Garantido realizou na noite de terça feira, 17, a tradicional matança do boi, levando uma multidão de torcedores por ruas do reduto vermelho, como Vicente Reis e Nações Unidas. Os perrechés se vestiram de vermelho em branco, enfeitaram suas casas para acompanhar  o boi do povão da Baixa do São José.
Após percorrer as ruas com grande entusiasmo e animação da galera, o ritual da matança deu sequência no Curralzinho da Baixa, onde foi feito um minuto de silêncio em memória do batuqueiro Osmar Farias, apaixonado torcedor do Garantido que faleceu a algumas semanas atrás.

    Ao centro a filha do Mestre Lindolfo, Maria do Carmo Monteverde, 78.