quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Menores infratores fugitivos de outras cidades invadem Parintins

   Conselheiro tutelar alerta: quem estiver hospedando menor desconhecido pode estar colocando a vida da família em risco


O Conselho Tutelar informa que somente neste primeiro mês do ano pelo menos nove menores em fuga oriundos de outros municípios do Amazonas e do Pará, chegaram a Parintins. Muitos deles são infratores e geralmente veem nas embarcações que passam ou fazem recreio até o município.
Para o conselheiro Marcos Azevedo, Parintins é um atrativo para muitos jovens que desejam conhecê-la. “Quando eles estão atrás de um refúgio, fugindo para passear ou de algum delito, veem pra cá. Só em janeiro, 9 menores já estiveram aqui. Muitos do Amazonas outros do Pará, e já estamos em contato até com Santa Catarina e São Paulo para que jovens voltem para suas famílias. Isso acontece graças a  uma rede de comunicação entre o Conselho Tutelar no Brasil que ajuda a combater esse tipo de situação”, declara. 

Fuga

Marcos revela que os menores fogem de casa quando geralmente são aliciados ou sofrem agressões por parentes, já os infratores para não sofrer punição sócio educativa. “É o caso de alguns suspeitos de Ato Infracional cometido em Manaus e podem estar em Parintins. A preocupação do Conselho é que se esses jovens estiverem aqui, quem estiver hospedando eles, pode estar colocando a vida de toda a família em risco. Se alguém tem conhecimento de algum menor desacompanhado dos pais que esteja em Parintins pode ligar para (092) 9233-1309, atenderemos a qualquer hora”, informa.
O conselheiro acredita que os menores infratores vindos de Manaus, são fugitivos do Ronda nos Bairros e assim que o programa se instalar em Parintins devem migrar para outros lugares. “Estão migrando para Parintins porque o município é desenvolvido, conhecido como uma mini capital. Quando o Ronda nos Bairros iniciar, esse problema vai amenizar e a cidade vai ficar protegida, mas estou preocupado com outros municípios que não terão o programa”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário