segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Causa de mortes no Jofre Cohen será investigada pelo Ministério Público



A partir das notícias veiculadas na imprensa local que três crianças e uma parturiente teriam morrido no Hospital Jofre Cohen na semana passada supostamente por negligência médica, o Promotor André Virgílio Bellota Seffair afirma que vai solicitar ao Conselho Regional de Medicina (CRM) uma investigação para chegar as causas das mortes. De acordo com ele, se houver culpados que sejam encontrados e tomadas as providências cabíveis.
O Promotor afirma que está preocupado com a situação e o foco é investigar a causa das mortes que teria ocorrido no espaço de quatro dias, como foi divulgado na imprensa local. “O trabalho do Ministério Público é fiscalizar, e isso é questão de vida, e com a questão de vida e saúde não podemos brincar por isso vamos agir”, informa.
André Seffair revela que para os trabalhos de fiscalização e monitoramento a saúde, a Procuradoria Geral de Justiça em Manaus mantém convênio com a CRM para apoio técnico nas investigações do Ministério Público. “Vamos solicitar que o CRM venha a Parintins e investigue os motivos dessas mortes. Não é normal que em uma unidade de saúde haja número elevado de fatalidade em tão curto espaço de tempo. Por essa anormalidade as investigações serão feitas para apurar as responsabilidades pelas mortes e se houver culpados terão que ser punidos”, acrescenta.
Seffair diz que irão fazer os procedimentos e comunicar a Susan para que tome as providências administrativas que cabe ao órgão maior, e encaminhar um expediente ao Governador do Estado das ocorrências dos óbitos. Segundo o Promotor, há pouco mais de um ano o hospital estava com os mesmos problemas de situação de abandono, e a questão das mortes não vai acabar com a punição dos culpados, mas sim com melhorias das estruturas e da otimização no quadro de atendimento do hospital por especialistas.

                Investigações


Para o Promotor, independente da apuração do Ministério Público sobre as mortes ocorridas no Jofre Cohen, é hora da classe política parintinense se unir para sensibilizar o Governo do Estado quanto a saúde no município. “Sabemos da responsabilidade, do interesse, e do compromisso do Governador, acredito que ao saber desses casos ele pode mudar a realidade da estrutura e do atendimento na unidade. A sugestão do Ministério Público é que através de um aditivo no contrato das cooperativas que cobrem as escalas dos serviços nos hospitais de Manaus, englobaria a escala do Jofre em Parintins”, diz Seffair.
Outra sugestão do Promotor, é que o município entraria com o transporte e hospedagem dos médicos e o Estado com aditivo para que os profissionais possam cobrir a escala em Parintins. “Em curto prazo isso pode trazer médicos especialistas ao Jofre Cohen um hospital público estadual e tem a obrigação de funcionar no mesmo nível de qualidade dos hospitais de Manaus, lá funciona graças ao contrato feito com as cooperativas de especialistas”, declara.
Para o Promotor, o povo aplaude o gasto de um milhão e meio de reais em carnaval, e 14 milhões por ano na festa de boi. “É possível mudar, para isso alguém tem que ser ousado, corajoso e não tratar a situação política como há trinta anos, mas com dinamismo e coragem para enfrenta e mudar essa conduta. Observamos o comportamento dos dirigentes políticos e sabemos que o governador Omar se mostra comprometido com essas causas de interesse público. Tenho certeza que diante dessas fatalidades que ocorreram e das conclusões que vão ser tiradas pelo CRM, ele vai analisar as sugestões e se houver condições orçamentárias essas condições serão implementadas,” finaliza Seffair.

Reportagem: Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário