quinta-feira, 14 de março de 2013

A nova geração do Atletismo parintinense


      Renovação e descoberta de novos talentos no atletismo estudantil parintinense

O atletismo parintinense passa por um período de renovação e descoberta de novos talentos. Grandes nomes como Maria de Nazaré Ramos, Karina Santana, Hildga Cunha, participantes dos Jogos Escolares Brasileiro (JEB’s) ano passado em Cuiabá (MS), se despediram das competições estudantis, após concluírem o ensino médio. Elas devem migrar para a categoria sub-23 onde estão os atletas Alex Pontes, Eliara Godinho, Luciana Marialva, Jorge Ramos, Eduardo Costa, Glauber Farias, entre outros.
De acordo com um dos treinadores da equipe parintinense Delcivan Almeida, um evento está sendo programado com o Projeto jovem Cidadão para o início de abril, visando descobrir os talentos ocultos que estão nas escolas. “É um Festival de Atletismo, além de promover interação serve também para dar espaço aos atletas mais novos, e selecionarmos os destaques para treinar conosco a fim de disputarem competições a nível regional e até nacional”, relata.

                      Diferenciais
   
           Pedro Henrique é uma das esperanças da nova geração

Delcivan ressalta que houve uma queda na base em relação ao ano passado, porém, há atletas da nova geração que se destacam e surpreendem com os resultados obtidos. Entre eles está Robson Bruce, 15, do Colégio Batista de Parintins, vice-campeão amazonense, que detém a segunda melhor marca do Estado no salto em distância (6,42m), “um atleta novo que tem muito a render”, diz o treinador.
Outros que se destacam na avaliação dele é Maria Conceição no infantil feminino, que consegue correr em 10,5 segundos os 75 metros livre, e no lançamento de dardo infantil masculino Pedro Henrique, 13. “A Maria Conceição está com uma excelente marca, o Pedro não conseguiu vencer ano passado os Jogos do Polo III em Nhamundá, mas tem chance de conquistar medalha no Polo e também nos JEA’s desta edição 2013, passou um período em preparação técnica em Manaus, e está num nível alto”, informa Almeida.
Pedro Henrique Nunes Rodrigues, 13, estudante do GM3 fala que a paixão pelo atletismo vem de família e a escolha pelo arremesso de dardo é influência do tio que também competia na modalidade. “Estou fazendo o meu melhor, quero ir ao polo representar minha cidade, se Deus quiser me classificar para os Jogos Escolares do Amazonas”, disse.

                     Treinamento

Delcivan declarou que a equipe se prepara para a próxima competição do Jogos do Polo III, prevista para maio com o objetivo de fazer o melhor, por isso, intensifica treinamento específico. “A gente trabalha de forma mais intensa a base, até maio há muita coisa pra se trabalhar, a princípio eu e o professor Carlos Meireles estamos um pouco preocupados, pois na nossa análise houve uma queda na base, mas acreditamos nos atletas de Parintins e esperamos novos talentos”, enfatiza Almeida.

                      Teste


Mesmo quase sem estrutura e dividindo o espaço com veículos, cerca de 50 atletas das categorias infantil e juvenil treinam no circuito Escorpião atrás do Ginásio Elias Assayag, visando os Jogos Escolares do Amazonas, e próximo sábado, 16, terá um teste para selecionar os melhores que devem disputar os Jogos do Polo III. A partir do teste a comissão técnica fará um levantamento para detectar como está o nível dos atletas e o que precisa melhorar. Segundo Delcivan um teste controle que o professor Carlos Meireles, coordenador de esportes do município vai fazer com toda equipe.

Reportagem: Geandro Soares (do Gazeta Parintins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário