quinta-feira, 21 de março de 2013

Funcionário público pretende criar grupo de agentes de segurança



Grupo de agentes e segurança será criado para atuar nos bairros União, Paulo Corrêa e Itaúnas 

Devido o índice de violência que aumenta a cada dia em Parintins, o funcionário público Jorge Reis (o Pimentel), juntamente com alguns moradores do bairro União, articulam a criação de um grupo de agentes voluntários de segurança. O grupo já conquistou apoio do delegado Ivo Cunha e do comandante da Polícia Militar o Major Valadares Júnior, e deve atuar nos bairro Itaúna I, II, Paulo Corrêa e União.
De acordo com o funcionário público, o grupo surge para tentar amenizar a violência que impera naquele e outros bairros próximos. “Devido ao grande índice de violência no bairro União onde moro, o grupo nasce como um pedido de socorro da população para minimizar o número de assaltos que ocorrem. A vontade é também atuar nos bairros Paulo Corrêa e Itaúna I e II, onde a realidade não é diferente”, ressalta.
  Pimentel revela ainda que já existe apoio de autoridades e de início pelo menos 40 agentes devem compor o grupo. “Graças a Deus já conseguimos apoio do delegado Ivo Cunha e do Major Valadares que vai ministrar o curso de segurança para nós. Já estamos conversando com o presidente do bairro União para disponibilizar um terreno onde possamos construir a base para reunirmos e traçar metas de trabalho e garantir as rondas nesses bairros”, assegura.
Segundo ele, se tudo correr como foi planejado, até o início do mês de junho deste ano, o grupo deve estar atuando nas ruas dos bairros. “De início seremos somente 40 pessoas, mas a pretensão é que possamos ampliar para 150 agentes entre homens e mulheres. Quanto maior o grupo melhor para a segurança. Queremos contar com pessoas não só do bairro União, mas Paulo Corrêa e Itaúna I e II, com certeza, vamos garantir a segurança das famílias e de toda a comunidade”, finaliza Jorge Reis.

                  Expansão


Para o comandante da Polícia Militar Major Valadares Júnior que abraçou a causa, a atuação do grupo vai ajudar na segurança da cidade e o projeto pode ser expandido para o interior do município. “Sabemos que a segurança pública é obrigação do Estado, mas também é dever de todos zelar pela segurança nas comunidades e na sociedade em geral. Por isso ao identificamos esse grupo de moradores do bairro União, abraçamos a causa e nos prontificamos a realizar os treinamentos básicos para que possam atuar nas ruas”, comenta.
Conforme ele, após os treinamentos disponibilizados, a Polícia Militar vai realizar, credencial aos agentes para exercerem o trabalho em parceria com a PM. “Esperamos que tudo funcione, queremos implantar o projeto nas comunidades mais populosas do município, para isso vamos buscar parcerias junto ao município e as comunidades”, diz Valadares.

Treinamentos

O Militar afirma que os primeiros 40 agentes que vão atuar devem começar os treinamentos no máximo em 15 dias. “Esse treinamento será ministrado em uma semana, em seguida iniciaremos os trabalhos. Eles estarão em contato direto conosco e ao identificar uma ocorrência, ou algo que dependa de intervenção policial vão nos acionar”, enfatiza.
O trabalho será feito através de uma forma ostensiva nas ruas para que seja combatida ou minimizada as ações delituosas constantes naqueles bairros. “O grupo vai atuar junto com o policiamento Cosme Damião identificando pessoas envolvidas em furtos, roubos e tráfico de drogas, com a presença da coordenação Militar nos locais. Isso vai aumentar a sensação de segurança como um todo e minimizar a violência na cidade de Parintins”, finaliza Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário