terça-feira, 26 de março de 2013

Lagoa Azul transborda e alaga residências



A chuva que caiu sobre Parintins desde as primeiras horas da manhã de domingo (24) parou por volta de 15h, e alagou vários pontos. A dona de casa Gracila Marinho, 35, mãe de seis filhos, moradora da rua Romualdo Corrêa, Itaúna II, as margens da Lagoa Azul, foi uma das vítimas. Ela teve a casa tomada pelas águas, perdeu vários móveis e alega que por várias vezes acionou a Defesa Civil, mas não foi atendida.
Segundo Gracila, toda vez que a Lagoa Azul transborda as crianças correm o risco de morrerem afogadas e atacadas por jacarés que vivem no local. “Na semana passada durante uma enchente a água estava dando acima do joelho. Quando meu filho de 9 anos vinha chegando em casa, quase foi atacado por um jacaré, que têm muitos nessa lagoa. Se nada for feito, esses bichos podem até comer uma criança”, desabafa.


De acordo com a moradora, o marido dela estava perto e viu o movimento do jacaré se aproximando do menino. “Ele bateu na água e o bicho voltou pra lagoa, conta. Ela acrescenta que ao acordar, por volta de 4 horas da manhã, as camas onde meus filhos dormem estava quase no fundo, e se não tivesse acordado poderiam ter se afogado. “Ligamos para a Defesa Civil, mas como sempre não apareceram. Toda vez dezenas de casas dessa área alagam e sofremos muito. Infelizmente as autoridades não fazem nada”, reclama Gracila.
A dona de casa lamenta pelo guarda-roupa que ainda estava pagando e ficou destruído. “Já que gastaram milhões de reais nessa obra que toda vez que chove alaga tudo, eu pergunto: quem vai pagar nosso prejuízo? E se a obra foi mal feita por que a empresa foi paga pelo serviço? Reclama.


Suamy Patrocínio, coordenador municipal de Defesa Civil, afirma que agentes municipais, acompanhados do tenente Wilson da Defesa Civil do estado, estiveram na Lagoa Azul e constataram que a alagação foi pior que a anterior, mas não tomaram conhecimento da situação de dona Gracila. Ele ressalta que durante a chuva uma família na rua 2 do Pascal Allágio e outra na Silva Ramos no Centro foram retiradas das casas que foram condenadas.
Patrocínio adianta que já acionaram a Secretaria de Obras para realizar a desobstrução dos bueiros e a limpeza da lagoa. “Esse serviço já foi feito, mas infelizmente algumas pessoas jogam materiais que acabam entupindo os tubos. Segundo o secretário de obras, a tubulação no local será substituída por outra maior, o que deve resolver o problema de alagação no local. Quanto aos jacarés, vamos providenciar junto ao Ibama a retirada deles da lagoa para que não coloquem em risco a vida das pessoas”, garante.
Para facilitar a comunicação, o 199 passa a funcionar a partir de hoje, de segunda a sexta, e fora do horário de expediente o número disponibilizado é (092) 9344-2206 que funcionará 24 horas.

Reportagem: Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário