segunda-feira, 11 de março de 2013

Projeto Pé de Pincha no Parananema registra queda na coleta de ovos ano passado


            Em 2012 cerca de 400 avos foram coletados

A Escola Municipal São Pedro do Parananema, que participa do projeto Pé de Pincha, registrou queda na coleta de ovos de tracajá em 2012. Em anos anteriores, seis mil ovos em média eram recolhidos nas praias das fazendas da região do Parananema, e este ano em torno de 400 ovos foram coletados. 
De acordo com a coordenadora do projeto na escola, a professora Aida Maria Farias, a maior dificuldade é a falta de recursos, e o projeto depende exclusivamente de doações. A mão de obra é dos próprios comunitários que trabalham voluntariamente para o bem da natureza e pela preservação ambiental.

Atraso

Segundo a professora, ano passado a coleta começou atrasada e outro problema se agravou com a coleta indevida dos ovos por pessoas de outras comunidades. A situação abriu uma brecha para pessoas que conhecem o projeto pegassem os ovos para vender. Com o problema, muitos fazendeiros da região proibiram que os voluntários recolhessem os ovos das propriedades pertencentes a eles. “Muitos fazendeiros não autorizaram a nossa entrada na beirada porque pessoas sem vínculos com o projeto, pegam os ovos e quando vamos ver nenhum de nós tinha passado por ali”, declarou Aida Maria.
Mesmo com as dificuldades, o projeto persiste com o esforço da coordenadora e pelos frutos que a comunidade colhe. A conscientização dos comunitários é grande principalmente dos jovens que antes pescavam, caçavam e prendiam passarinhos, ao integrarem o projeto se tornaram defensores da natureza, e hoje é raro encontrar alguém que coma um ovo na comunidade, “não tem coisa mais bonita do que você abrir um buraco e encontrar os ovos e depois acompanhar a evolução”, finaliza Aida Maria.

Por Juliana Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário