sexta-feira, 5 de abril de 2013

Avaliação corretiva no Porto de Parintins



Após o Porto de Parintins ter sofrido um desalinhamento das pontes, passarelas imóveis, a área flutuante do local foi interditada. O embargue e desembargue de passageiros e cargas acontecem no cais de arrimo, próximo do prédio do porto e arredores da área de estacionamento. Na última terça-feira (01) a Capitania juntamente com a administração do Porto verificou a situação do local e divulgou o que deverá ser feito.
De acordo com a supervisora operacional, Gildeth Prado, o Porto vai passar por uma avaliação corretiva até o fim da semana. “Em virtude do desalinhamento, a estrutura fixa está sofrendo alguma varia, problema detectado quando tivemos a visita de técnicos navais e engenheiros que foram enviados pela sede da Ahimoc em Manaus e constataram que necessita fazer uma manutenção corretiva e deve ocorrer até o final da semana por uma equipe de técnicos e engenheiros de Manaus”, relata Prado.
A supervisora ressalta que enquanto o problema não for resolvido, as operações na área flutuante continuam paralisadas. Ela adianta que a empresa contratada continua retirando galhos e troncos de árvores do rio na área portuária. “Com a velocidade da correnteza somada à quantidade de troncos, houve o desalinhamento. Estamos aguardando a equipe para fazer o reparo e acredita-se que dentro de uma semana, volte a normalidade”, revela.

Comando

O comandante da Capitania dos Portos de Parintins, Manoel Ribeiro, disse que a parte fixa do porto, é constituída de três partes, dois móveis e uma fixa, a fixa é chumbada no leito do rio, ondealguns pilares de ferro que sustentam a ponte apresentaram fissura. “O ferro quando aparece fissura deve ser substituído de imediato por medida de precaução, por isso, a marinha do Brasil emitiu uma portaria fazendo a interdição da parte flutuante”, relata.
O oficial informa que quando for resolvido o problema será emitida uma nova portaria colocando em tráfego, porém vai depender da certificadora de Manaus emitir um laudo pericial para a Marinha dizendo as condições do Porto para avaliar e posteriormente emitir uma portaria de acordo com os laudos emitidos. “A administração do Porto é que vai dizer o período e o cronograma da obra, já uma atividade da marinha vai aguardar os laudos técnicos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário