sexta-feira, 26 de abril de 2013

Crianças e adolescentes começam a praticar basquete em Parintins




                         Treinos acontecem na Praça dos Bois

Para tornar o basquete mais conhecido em Parintins, proporcionar lazer, saúde, cidadania e formar campeões, um trabalho de iniciação no esporte é feito com crianças, jovens e adolescentes na Praça dos Bois desde o início de abril. O projeto da Coordenação Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Comjel), coordenado pelo professor Carlos Meireles, contempla outras modalidades e os treinadores são acadêmicos do curso de educação física.
No basquete, na turma iniciante participam meninos entre 05 a 10 anos que já se dizem apaixonados pelo esporte e não escondem a empolgação em cada treino de segunda a sexta, grátis à comunidade. O esporte entrou recentemente nos Jogos Escolares, e poucas escolas participam e ainda não há competição oficial na cidade.
“Estamos num processo de iniciação ao esporte, para que formemos cidadãos, pessoas saudáveis e disciplinadas. Os alunos ficam ansiosos esperando o horário de participar. A intenção é aumentar cada vez mais a participação deles dentro do esporte”, relata o treinador Alex Carneiro Brandão, 22.

Competições

O treinador ressalta que pretendem criar circuitos de competições do basquete na cidade em todas as categorias e ressalta que o trabalho é uma semente sendo plantada para colher frutos no futuro, e quem sabe Parintins tenha uma seleção na modalidade em competições regionais e nacionais.
Para Alex é uma realização contribuir e ver o trabalho fluindo. “Quando gostamos de algo, mesmo quando falta material a gente improvisa. Estamos divulgando o esporte, queremos que as pessoas se sintam a vontade para participar, isso é comunidade”, declara o treinador.

Saúde

Luís Guilherme, 5 anos, é o caçula da turma. Segundo a avó Rosilda B. Souza, 60, desde quando ele começou a jogar basquete há duas semanas não quer mais parar. “Ele está gostando e a família está feliz, sempre o trazia para caminhar, quando viu os meninos jogando falou que queria. Falei com o treinador e desde lá não parou mais”, diz sorridente a avó.
Rosilda revela que Guilherme não gosta de perder o horário do treino. Ela também leva uma vida saudável, caminha todos os dias e deixa um recado. “Caminhar, praticar esporte, independente da idade é muito bom, um bem à saúde. Se você ficar em casa sentado assistindo televisão só vai adoecer”.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário