segunda-feira, 15 de abril de 2013

Deputado busca aprovação de projeto para ampliar investimentos do setor primário no Amazonas


       Chico Preto esteve em Parintins divulgando o trabalho para produtores rurais de Parintins e municípios vizinhos

O deputado Marco Antônio Chico Preto (PSD) reuniu em Parintins na manhã de sábado (13) no auditório Dom Arcangelo Cerqua com produtores rurais do município e autoridades. Na ocasião falou sobre a proposta de Emenda à Constituição do Amazonas sua autoria que defende a fixação de um piso mínimo para investimento no setor primário e o fortalecimento do cooperativismo no Estado. Também estiveram representantes de Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Barreirinha.
O parlamentar afirmou que a visitafoi para divulgar a proposta, e torná-la compreendida por vereadores, presidentes de cooperativas, sindicatos e colônias. “Por ser uma proposta inovadora tem resistência. Vamos vencer essa resistência com manifestação, apoio político. É importante a Câmara de Parintins e outros municípios do Amazonas mandarem monções de apoio a proposta, sindicatos, colônias, dessa maneira vamos torcer que a Assembleia legislativa do Estado (Aleam) aprove esse piso de investimento para o setor primário do Estado no dia da votação”, revela o deputado.

Proposta

A proposta do parlamentar tramitahá dois anos na Aleam, se aprovada promete dar suporte à interiorização do desenvolvimento e a geração de novas alternativas econômicas ao setor primário. Chico Preto lembrou que se a proposta já estivesse aprovada, o setor este ano teria cerca de 235 milhões para investir na consolidação de atividades econômicas, 140% a mais do investimento atual, contribuindo com a diminuição da dependência da Zona Franca de Manaus (ZFM), na geração de emprego e renda no interior. De acordo com dados do governo, a receita tributária do Amazonas é de aproximadamente R$ 9 bilhões, e desse total 98,5 milhões é para o setor primário, pouco mais de 1%.
“Estamos falando da Zona Franca do Amazonas, tirar o desenvolvimento econômico só de Manaus e consolidar no interior com as culturas próprias. O setor primário é o caminho capaz de gerar atividade econômica, oportunidade que os interioranos precisam. A ZFM um patrimônio do povo amazonense concentra as atividades em Manaus, os empregos, oportunidades. Precisamos pensar num desenvolvimento e fortalecimento de atividades econômicas paralelas a ZFM, por isso esse projeto, se chamacriação da Zona Franca do Amazonas”, revela.

                                Ações


Chico ressalta que as ações colocadas em prática pelo governador Omar Aziz (PSD) reforçam a necessidade da Aleam em contribuir para a construção de caminhos independentes do modeloda ZFM, voltados ao fortalecimento econômico do Amazonas. O setor primário tem capacidade para gerar milhares de atividades econômicas e promover distribuição de renda.
Chico Preto comenta que a zona Franca de Manaus possui 127 mil postos de trabalho, e no setor primário do Amazonas estima-se que gere ocupação e renda para 276 mil. “São muitas as atividades que envolvem o setor.Tem gente que ganha a vida com a exploração do manejo, da pesca, agricultura, mas, esses contingentes precisam de garantia, investimento ano após ano pelo poder público, coisa que hoje não há. O próximo governador, seja ele médico, enfermeiro, ou advogado, deve ter um compromisso com o setor primário e garantir no orçamento da Secretaria de Produção Rural do Estado (Sepror), investimentos mínimos de 2,5%”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário