segunda-feira, 29 de abril de 2013

Desmatamento e falta de apoio ameaçam projeto de turismo ecológico no Macurany


Diante dos problemas membros do projeto acionam a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e demais parceiros em busca de apoio

O projeto grupo de turismo de base comunitária desenvolvido na comunidade Macurany como alternativa para o desenvolvimento econômico e social da comunidade está ameaçado pelo desmatamento. A causa estaria acontecendo por causa de loteamentos feitos por proprietários de terrenos na comunidade e pela falta de apoio governamental.
O universitário Almiro Lima, um dos coordenadores, revela que o projeto foi criado em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Associação dos Moradores do Macurany (Amma) e Associação de Sustentabilidade Ambiental Social e Econômica do Parananema, Macuraany e Aninga (Asase-3) e seria expandido às comunidades suburbanas do município. “Assim como no Macurany, nas outras comunidades em torno de Parintins os loteamentos estão destruindo o meio ambiente e consequentemente as áreas para o turismo está sendo devastada, diz o integrante do projeto”.
Segundo Lima, diante dessas ameaças contra a natureza o grupo acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e estão tentando conversar com o prefeito e outros secretários municipais para pedir apoio na intenção de implementar o projeto que se demonstra promissor. “Queremos evitar as derrubadas da mata ciliar as margem dos rios, igarapés e cabeceiras para manter as belezas naturais que encanta a todos”, revela o universitário.
Almiro relata ainda que em 2012 foram vendidos pacotes turísticos que incluía passeio de barco, canoagem e visita ao berçário de quelônios, e puseram à disposição dos turistas a culinária local. “O grupo de turismo em parceria com a Ufam trabalha no mapeamento das potencialidades naturais em torno da cidade para a exploração do turismo. Elabora ainda um plano de negócio em busca de financiamento para estruturar o negócio”, conclui o comunitário.

Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário