sexta-feira, 31 de maio de 2013

Banco de Desenvolvimento Comunitário de Parintins é reinaugurado


O Banco de Desenvolvimento Comunitário de Parintins foi reinaugurado na noite de sábado (25) em solenidade no curralzinho Lindolfo Monteverde, na presença de autoridades e comunitários dos bairros São José e São Benedito. Na ocasião, foi apresentado o Puxirum, moeda que vai circular nos bairros dentro dos comércios que firmarem parceria com o Banco, com o mesmo valor do real.
As pessoas poderão fazer pagamento de contas de água e luz, trocar o real pela nova moeda, e até pequenos empréstimos no Ponto de Finanças Solidárias da entidade, inaugurada também sábado (25), na rua avenida Lindolfo Monteverde, São Benedito. Para Sônia Barbosa, uma das conselheiras do Banco, a experiência vai dar certo.
“De início vamos ter convênio com a Caixa Econômica e prefeitura municipal. Temos pessoas preparadas para atender os pequenos empreendedores que desejarem se cadastrar conosco. O Puxirum vai funcionar nos bairros de São José e São Benedito para fortalecer a economia dessa área da cidade. Inauguramos o Banco em outubro do ano passado, mas devido a algumas carências não estava funcionando”, relata Sônia.

Convencional

O presidente da Colônia dos Pescadores Z -17 de Parintins, Marcos Aurélio Matos da Luz, um dos 28 empreendimentos filiados a Unisol Brasil, Central de Cooperativas e Empreendimentos, informa que o Ponto de Finanças é como se fosse uma agência de um banco convencional.
“Nessa parte oeste da cidade, não tem agência bancária, quem precisa de serviço bancário se desloca ao centro. Com o Ponto de Finanças do Banco Comunitário, o Puxirum vai circular no São Benedito e São José dentro dos comércios que firmarem parcerias, e aceitarem fazer a venda, como a Casa Tupy que vai oferecer 5% de desconto para quem comprar com o Puxirum. Isso é importante para a comunidade, uma moeda social onde circula, fica a riqueza, esse é o nosso propósito para desenvolver essa comunidade”, declara Da Luz.


 Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário