segunda-feira, 20 de maio de 2013

Comunitários de Barreira do Andirá reclamam do abandono pelo poder municipal de Barreirinha


     Moradores da Barreira do Andirá voltam a cobrar do município a reconstrução da escadaria

Moradores do distrito Barreira do Andirá, interior de Barreirinha, reclamam do abandono pelo poder público. Eles voltam a cobrar da prefeitura daquele município a reconstrução da escadaria quase toda tragada pela erosão que formou uma imensa cratera e ameaça derrubar casas.
A convite de comunitários uma equipe do Gazeta Parintins esteve no local e constatou os fatos. Informações dão conta que em março de 2011, a vala media aproximadamente 30m²de abertura e 10 de profundidade, atualmente  está com mais de 100m² com uma profundidade em torno de 20 metros.  Devido as quedas de terra, mais de 95% da escadaria de concreto foi destruída e casas estão a mercê do perigo.


Moisés da Silva Viana, 41, revela que após dezenas de reivindicações e abaixo assinado ao prefeito de Barreirinha, nada foi feito. “Desde 2010 quando o problema começou sempre reunimos moradores e pedirmos ao prefeito Messias que faça algo por nós. Infelizmente nada foi feito, se o buraco continuar, ameaça as casas das proximidades”.

Improviso

Para subir a ladeira os moradores se uniram e improvisaram duas escadarias de madeira, mas com a erosão uma delas já começa desabar, e oferece risco às pessoas. “É onde acontecem embarques e desembarques de passageiros e mercadorias que chegam e saem da comunidade. A proximidade da vala com a escadaria improvisada já coloca em risco a vida de moradores e pessoas que nos visitam”, diz o comerciante.
Moradores também reclamaram pelas constantes falta d’água e de energia e pelas ruas tomadas de lama e mato. “Conseguimos transitar pelas ruas porque os comerciantes se unem e doam gasolina e outros materiais para que possamos limpar, algumas estão quase intransitáveis”, revela um cidadão que preferiu não revelar o nome.
Na comunidade pelo menos 6 pessoas já caíram no buraco que ladeia as escadarias improvisadas, outras já se machucaram. “Inclusive uma criança não morreu soterrada porque um cidadão viu quando a terra caiu e conseguiu cavar e salvar o garotinho. O prefeito é sabedor disso, mas como não é um parente dele, não fez o menor caso. Já que não fez nada, a cada dia o perigo aumenta”, lamenta o comerciante.

Contato

A reportagem tentou contato com o prefeito Messias Sateré no celular (092) ****-7596 e com o vice-prefeito Mário Carneiro no (092) ****-6737, mas os aparelhos deram fora da área. Em 2011, Mário Carneiro em entrevista a um veículo de comunicação de Parintins, afirmou que Messias Sateré através de uma articulação teria conseguido uma verba que solucionaria o problema.
Na época, ele afirmou que a emenda parlamentar em torno de 2 milhões  de reais seria para realizar a obra de um muro de arrimo e contenção da erosão da frente da comunidade e frente de Barreirinha. A tal emenda já teria sido destinada, e seria do deputado Federal Henrique Oliveira (PR) e já estaria no processo de liberação para contratação dos serviços que aconteceria durante o período da seca de 2012.

Ataíde Tenório 

Nenhum comentário:

Postar um comentário