segunda-feira, 27 de maio de 2013

Escritores parintinenses lançam obras literárias

        João Cabral Mourão e Alfredo Saunier lançaram obras literárias na cidade

Duas Obras Literárias foram lançadas no fim de semana em Parintins, a ‘Capital da Cultura e Folclore do Amazonas’. A primeira foi o livro Histórias, Estórias e Contos, do Bacharel em Direito e professor João Cabral Mourão na sexta-feira, 24, na Biblioteca Municipal Tonzinho Saunier. No sábado, 25, a segunda obra lançada foi o livro ‘Identidade Cabocla’, do escritor e poeta, Alfredo Saunier, no salão de eventos do Mangueirão Nith Clube.


Durante o lançamento do livro Histórias, Estórias e Contos, do escritor, Cabral Mourão, houve momentos de emoção nos discursos dos convidados. Dé Monteverde e Narcízio Picanço, que prefaciaram o livro, junto com o advogado Juscelino Manso e o professor Feliciano Barbosa, fizeram Mourão se emocionar ao relembrarem fatos e estórias vivenciados por eles.
Mourão agradeceu a Deus, a família, aos estudantes e convidados presentes. “Me sinto com a responsabilidade de continuar escrevendo e com sentimento de humildade por que assim foram os grandes homens. Vou buscar forças em Deus, na família, na natureza e nos amigos para continuar o trabalho e conseguir publicar outras obras”.
Para o presidente da Academia Parintinense de Letras, Narcízio Picanço, toda obra artística literária tem o seu valor. “Parintins viveu dois momentos importantes para a história de nossa literatura, marcam a saída da era Bumbá para uma cultura geral, onde os livros contam as histórias dos bois, das pastorinhas, do Negrinho de Pastoreio e de Parintins que é riquíssima como um todo, a prova é que estão surgindo obras literárias maravilhosas, como as lançadas este final de semana”.

                 Reforço cultural

 

No lançamento de Identidade Cabocla, de Alfredo Saunier, além da presença de convidados e parentes, teve exposição de obras de artistas plásticos de Parintins e a presença dos bois Garantido e Caprichoso.
Alfredo resume o lançamento das obras como um bom sinal para a cultura de Parintins. Ele acredita que deve aparecer novos poetas para lançar outros livros. “Este final de semana entra na história do município, pois eu conseguir lançar o livro ‘Identidade Cabocla’ e o Cabral Mourão o ‘Histórias, Estórias e Contos’. Com a presença de estudantes e de populares nos eventos, acredito que logo veremos o surgimento de novos talentos de nossa literatura com novas obras”, comenta.
Saunier acredita que a presença maciça de pessoas nos lançamentos dos livros, é sinal do interesse da população pela leitura. “A pessoa que lê, fica culta, perspicaz, redige bons textos, isso é importante para educação do povo de nossa Ilha”, finaliza.

Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário