quinta-feira, 23 de maio de 2013

Projeto Bombeiro Mirim deixa de funcionar por falta de apoio


            Projeto existe desde de 2005

“O Corpo de Bombeiros de Parintins realiza o projeto de maneira solitária, não recebe apoio de nenhum órgão de assistência social estadual ou municipal, por isso fomos obrigados a parar de fazer os cursos de formação”. Com essa afirmação, o comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, Tenente José Ricardo, lamenta a suspensão das atividades do Projeto Bombeiro Mirim em 2013.
Segundo ele, o projeto existe desde 2005, e passa valores, conhecimentos gerais e específicos das atividades de bombeiro, ordem unida, instrução de primeiros socorros, ensino religioso, boas maneiras e educação no trânsito a meninos de 9 a 14 anos.
As atividades são ministradas pelos militares, já o ensino religioso, pelo evangélico Irmão Élcio. Bombeiros estudantes de licenciaturas, ajudavam nas tarefas escolares, durante as atividades do projeto. “Tudo isso era feito na cara e na coragem. A gente procura tirar a crianças da ociosidade para não enveredarem nos caminhos ruins da vida”.
O ex-Bombeiro Mirim, Manoel Xavier, 25, conseguiu sucesso na carreira como Civil de Aeródromo. “Eu participei desde 2005, recebendo formação de ordem unida, instrução de primeiros socorros, boas maneiras, que utilizo no meu trabalho no aeroporto de Parintins, desde 2010. Também tem colegas que passaram no concurso da Polícia Militar ou outros órgãos, graças a esses conhecimentos que agora, por falta de apoio, não pode ser repassado a outras crianças”, lamenta.   

Dificuldades

Apesar da boa vontade, problemas obrigaram os “soldados do fogo” pararem de receber os meninos. “A estrutura do quartel é inadequada. Além disso, não podemos receber meninas, pois só temos militares homens. Contudo, o pior é não ter como alimentá-los. Pois, atendemos crianças carentes, que chegavam com fome, sem tomar café, e não podíamos fornecer café da manhã ou lanche pela manhã ou à tarde para a criança se alimentasse”, lamenta.
Ainda segundo o comandante, a Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, é a única parceira do projeto, doando alimento in natura. O comandante conta que tentou, por vários anos contatos com órgãos municipais e estaduais, mais não foi atendido. “Tentamos contato, em outros anos, com as Secretaria de Assistência Social e não obtivemos êxito algum, desde a gestão passada. Na nova gestão, estamos aguardando uma reunião marcada para hoje (23), com secretária Vanessa Aguiar, e tentar uma parceria”, finaliza.

Carly Anny Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário