sábado, 29 de junho de 2013

Garantido e Caprichoso fazem espetáculo na primeira noite do 48ᵒ Festival Folclórico de Parintins



    Foto: Elcio Farias

O Boi Garantido entrou primeiro na arena e contagiou a nação vermelha e branca mostrando o lugar de origem do Boi, ou seja, a Baixa do São José. Diferente de outros anos, o Bumbá iniciou o espetáculo com uma tribo, antes da Batucada, inovando no ano do centenário com muita empolgação.



O apresentador Israel Paulain, fez a tradicional contagem junto com a galera para começar definitivamente a festa do centenário em busca título deste ano, acompanhado do levantador de toadas Sebastião Júnior e do tradicional bailado corrido. Os módulos alegóricos formaram no centro da arena a primeira alegoria que formou a Figura Típica Regional, o Seringueiro, trazendo a Sinhazinha da Fazenda, Ana Luisa faria. O amo cantou o primeiro verso dando as boas vindas à galera e visitantes que fizeram a festa nas arquibancadas. A galera contou as toadas antológicas junto com levantador que concorre ao item 02.

Durante a apresentação da história o apresentador Israel Paulain, que, concorre ao item 01 e narrou sobre a Baixa do São José, local onde o Boi foi criado. A rainha do folclore, Patrícia de Góes, concorre ao item 08 e foi conduzida para a arena por uma arara gigante e evolui para os jurados, ela demonstra a força e a garra da cabocla parintinense. Os vaqueiros do Garantido enfatizaram a brincadeira com mais brilho na apresentação do Boi, que brincou no centro da arena junto com os vaqueiros, sinhazinha, amo do boi, Pai Francisco e Mãe Catirina.
Na lenda Amazônica o Garantido mostrou o “Mapinguari” ser do imaginário indígena que se fixou entre os caboclos da floresta. As tribos coreografadas foram dirigidas pela Cunhã Poranga Tatiane Barros que representa a mulher mais bonita da tribo. Sob o comando da Cunhã Poranga as tribos evoluíram na arena.

O Garantido encerrou sua apresentação na primeira noite com o Ritual idígena dos Parintintin, índios que viveram na região do rio Madeira, e realizavam o ritual para invocar ao pajé a cura dos feridos nas brigas com as tribos inimigas. André Nascimento representou o pajé, que demonstrou a mística da cura aos índios feridos e a derrota dos rivais. O momento foi marcado por expectativa, e se tornou o ponto principal da apresentação do Garantido que busca o título deste ano.


Caprichoso




O Boi Caprichoso foi o segundo a entrar na arena, com o apresentador Junior Paulain, conduzindo a festa. Com ele estrou o bailado corrido, Marujada de Guerra e descendentes de Roque Cid o fundador do Boi. O levantador de toadas e o Boi chegaram de cima da galera, enquanto módulos formaram a primeira alegoria, para festejar o centenário de uma Paixão.

Da figura típica regional, surgiu a porta-estandarte, Raissa Tupinambá, representando a deusa da paixão. A sinhazinha da Fazenda Thainá Valente saiu de dentro de um balão para evoluir no centro da arena. Em seguida o Caprichoso, apresentou a celebração tribal, tornando um dos momentos mais empolgantes da primeira noite do Boi azul.

Na coreografia circulo da vida houve a primeira participação do pajé Valdir Santana, ele que é o curandeiro que resolve os problemas dos índios. 



A lenda Amazônica foi montada na arena para contar a história do Boto. A rainha do folclore Brena Dianná foi conduzida, em uma estrela, e fez sua evolução para os jurados. Ela representou a diversidade de valores expressos pelas manifestações populares.

No ritmo da toada Balanço Popular a cunhã poranga se apresentou, acompanhada de tuxauas e tribos, que mais uma vez fizeram coreografias que empolgou a galera, representando a tribo Yaraware em uma bonita apresentação.

No ritual Yurimã, o pajé Valdir Santana, evoluiu como o curandeiro, o feiticeiro, o sacerdote ponto de equilíbrio das tribos do Caprichoso. A primeira noite do azul encerrou com a coreografia tribal Aldeia dos Espíritos, com mais uma participação de Maria Azedo, a cunhã poranga. O Caprichoso terminou empolgante a primeira noite da festa o centenário de uma paixão. 

       Imagens da apresentação do Garantido


 


      Imagens da apresentação do Caprichoso




Texto: Equipe
 Fotos: Elcio Farias (VIDEO PARK) e Ataíde Tenório (GAZETA PARINTINS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário