segunda-feira, 24 de junho de 2013

Kaçauerés em operação de 'guerra' no translado de alegorias



Cento e oitenta kaçauerés, comandos por quinze coordenadores, atuam desde a manhã de domingo, 23, na operação de traslado dos módulos de alegorias do galpão central do Garantido até a área da concentração do Bumbódromo, na Praça dos Bois, lado vermelho. A distância do galpão à concentração é de 2 quilômetros e 700 metros. A diretoria do Boi Garantido deu toda logística para o transporte com segurança aos empurradores de alegoria durante cinco dias de trabalho.
 Os kaçauerés contam com apoio de batedores do Batalhão Tupinambarana da Polícia Militar para atuar no trânsito e garantir os trabalhos de traslado com tranquilidade na rota até a concentração. Além disso, os empurradores têm ajuda da 3ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (CIBM), ambulâncias à disposição em qualquer caso de eventualidade e concessionária Eletrobrás Amazonas Energia, devido às alegorias passarem próximas a rede de distribuição.   
 De acordo com o coordenador geral de concentração, Edjander Mota, o Garantido cumpre fases.  “A primeira fase é o traslado de alegorias do galpão para a concentração em um percurso de mais de 2 quilômetros. Fazemos da dificuldade nossa maior virtude. O Garantido é diferente do boi contrário. Esse é o primeiro processo e chego antes a Parintins para definir o planejamento com Comissão de Artes e artistas”, diz o coordenador.


Após o estacionamento dos módulos na concentração, os kaçauerés iniciam a segunda fase, correspondente ao processo de montagem das alegorias com guindastes e empilhadeiras. Na terceira e última fase é feita a operação de armação do boi. “Essa fase é para posicionarmos as alegorias, conforme o cronograma de apresentação, para que haja um tempo bem rápido. A Comissão de Artes passa a planta baixa para a gente”, explica Edjander Mota.

Foto e texto: Assessoria Garantido

Nenhum comentário:

Postar um comentário