segunda-feira, 17 de junho de 2013

Revitalização dos painéis de arte no muro do Bumbódromo

         Presidente da AAPP pede a comunidade parintinense à preservação das obras 

O presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (AAPP), Afonso Moura Filho, (o Fônga), (50), anuncia o início dos trabalhos do Projeto de revitalização dos painéis de arte em alto-relevo que foram criados no muro do Bumbódromo no ano de 2000.

Os trabalhos são necessários por causa de ações de vândalos que danificaram as obras, e devido à destruição de oito painéis durante a reforma do Bumbódromo. “Por isso fizeram o projeto de revitalização orçado em R$ 119 mil, aprovado pelo Secretário de Cultura do Estado Robério Braga. Os painéis são mostras da nossa arte Precisamos cuidar do que é nosso, dessa arte que encanta o mundo”, diz Afonso.

De acordo com o presidente, os 25 painéis em alto-relevo danificados, serão recuperados nessa 1ª etapa. “40 artistas já iniciaram os trabalhos que devem ser entregues antes do festival. A 2ª etapa do projeto que fará a reconstrução de 8 painéis deve acontecer após o festival deste ano”, afirma Afonso.

Moura apela a comunidade parintinense que após a revitalização dos painéis, o povo possa cuidar dessas e outras artes que estão em vários pontos da cidade. “Os painéis representam parte da nossa cultura que reflete muito longe, se o turista chega e encontrar as obras de arte destruídas, é sinal que não somos um povo educado. Esperamos que o parintinense cuide desse patrimônio que é admirado por todos”.

Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário