terça-feira, 25 de junho de 2013

Tupi é bicampeão da nona edição do Boi Mirim

Apresentação do Tupi foi na noite de domingo, na Praça dos Bois
 Este ano, o tema do Tupi foi “Amazônia Indígena, Fonte de vida Cabocla”


Sérgio Victor

Este rito de passagem cultural acontece no Boi Mirim, festival realizado no Parque dos Bois e que, em sua 9º edição este ano, consagrou o bicampeonato do Boi Tupi.

 A apuração das notas aconteceu na tarde desta segunda-feira (24), dentro da Secretaria de Turismo e Cultura, localizado no porto da ilha. O bumbá que traz as cores laranja e branco conquistou 269,8 pontos a frente do boi Estrelinha, que ficou em segundo lugar, com 266,8 pontos.

“É uma emoção muito grande trabalhar com essas crianças e é gratificante a felicidade que elas nos trazem. Todo ano superamos muitas dificuldades para realizar este desfile. Nosso sonho é tornar isso um projeto ainda maior”, disse a presidente do Tupi, Sebastiana Araújo, que levou o troféu para a concentração do bumbá no bairro Palmares.

O Boi Mirim é o evento que revela os principais talentos parintinenses em uma competição que não fica atrás dos bois Garantido e Caprichoso. Os bois Mineirinho, Estrelinha e Tupi são avaliados em  21 itens que são representados por crianças e adolescentes de 8 a 16 anos.

“As crianças quando ouvem o batuque no colo da mãe começam a se mexer, mesmo sem saber do que se trata, está no sangue delas. É um evento muito importante para a continuidade desta cultura dos bois. Elas sonham em se tornar itens dos bumbás tradicionais e muitas recebem convite”, disse o coordenador da comissão dos jurados, Mário Pinheiro, acrescentando que uma média de 6 mil pessoas comparecem ao evento anualmente.


Desfiles


Neste ano, a apresentação do Mineirinho foi reduzida devido a um atraso  de uma alegoria, que se prendeu em um fio elétrico. A organização do evento disponibilizou trinta minutos para um desfile especial, porém, sem poder participar da competição. “Não tivemos culpa porque foi um imprevisto. Mesmo assim mostramos os nossos itens e as crianças conseguiram desfilar. Nosso tema este ano é o da festa cabocla, onde homenageamos as festas regionais e religiosas”, explicou o representante do Mineirinho, Vincente Oliveira.

Após o Mineirinho, o Parque dos Bois recebeu o boi Estrelinha que defendeu o tema “O Gigante Verde da Amazônia”. As alegorias e as lendas tinham como foco a preservação da Amazônia. 

O Boi Tupi foi o último a desfilar com o tema “Amazônia Indígena, Fonte de vida Cabocla”. A presidente Sebastiana Araújo explicou que o objetivo era demonstrar ao público que em eram os verdadeiros donos da terra antes dos imigrantes e como os índios foram necessários para que eles avançassem na terra.


Um dos destaques do Boi Tupi foi o apresentador Alex Edvaldo, de apenas 8 anos. Com limitações físicas devido a uma deficiência nas pernas, Alex evolui rapidamente dentro do Tupi, tanto no tambor como na habilidade de cantor. 

“O boi é muito importante pra mim. Quando todos se juntam não tem como perder. Este ano vamos vencer de novo”, contou Alex antes do desfile. 

A tia de Alex, Estela Garcia, de 34 anos, se alegra de ver o sobrinho participando do boi. “A deficiência dele é apenas física e o boi ajudou a desenvolver todas estas habilidades nele. Ele sempre foi um menino muito inquieto e falante. Acho que ele vai levar isso pra vida”, disse Estela.

Link da matéria: www.d24am.com/amazonia/parintins-cultura-arte/boi-tupi-e-bicampeao-da-nona-edicao-do-boi-mirim/89623

Nenhum comentário:

Postar um comentário