segunda-feira, 22 de julho de 2013

Comunidades da margem esquerda do Amazonas inseridas no “Luz para Todos


Após três anos de insistência, o deputado estadual Tony Medeiros (PSL) presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), recebeu a confirmação que a Amazonas Energia e Eletrobrás aceitaram a inclusão das mais de 10 comunidades da margem esquerda do Rio Amazonas, em Parintins, no programa “Luz Para Todos”, do Governo Federal. Desde 2009 quando iniciou a ampliação da eletrificação na zona rural de Parintins, o projeto não contemplava essas comunidades. A aprovação foi repassada pelo Coordenador do Comitê Gestor do Programa “Luz Para Todos” no Amazonas, o engenheiro eletricista Robson de Bastos.
Segundo Bastos, à eletrificação vai iniciar na segunda quinzena do mês de setembro e até 31 de dezembro de 2013 mais de 900 famílias estarão com energia elétrica. “O projeto foi modificado para atender essas comunidades graças ao deputado que cobrou mais de 3 anos, antes mesmo de assumir o cargo. O governo federal faz a liberação, mas é preciso ter pessoas para realizar indicações”.

Anúncio

O engenheiro, a assessora do programa Luz para todos em Parintins Eliane Teixeira e o deputado Tony Medeiros estiveram na sexta-feira e no sábado nas comunidades: São José do Itaboraí de Baixo, Boa Vista Cristo Rei, São Vicente do Itaboraí do Meio, Menino Deus, São Francisco do Paraná, Divino Espirito Santo do Paraná do Meio, Paraná do Espirito Santo de Cima e São Sebastião do Boto, onde reuniram com moradores, presidentes de associações, alunos e repassaram as informações. Nessas comunidades a energia é feita com gerador e às vezes falta dinheiro para comprar o combustível. Assim aulas e projetos são paralisados, informou a maioria dos alunos.
A Eletrobrás vai liberar mais de 14 milhões de reais e as comunidades indígenas instaladas no Rio Uaicurapá, também serão contempladas. Em Parintins, 186 comunidades rurais são atendidas pelo “Luz Para Todos” atingindo 4 mil famílias num total de 21 mil pessoas.

Assessoria Deputado Tony Medeiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário