segunda-feira, 8 de julho de 2013

I Workshop sobre Experiências na Educação à Distância


O curso de Ciências Biológicas do Centro de Educação à Distância (Ced) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promoveu nos dias 5 e 6 de julho no auditório do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia (Icsez/Ufam) o 1º Workshop sobre Experiências na Educação à Distância. O objetivo foi mostrar à comunidade como funciona e o que é a educação superior à distância.
De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Dra. Maria Linda Flora Benetton, o Ced/Ufam, forma este mês a segunda turma do curso em Parintins, e o desafio da educação à distância é levar ensino superior de qualidade aos mais distantes polos da região Amazônica. “Em São Gabriel da Cachoeira, atingimos várias comunidades indígenas, que jamais teriam condições de fazer um curso superior. O desafio é levar a educação superior de qualidade aos mais distantes polos da Amazônia”, declara.

Evasão

Ela frisa que de 2005 para 2013 o número de evasão no curso à distância diminuiu e atualmente gira em torno de 40%. “A meta é melhorar cada vez mais. Muitos cursos presenciais têm evasão superior a 60%. O preconceito com a educação a distância está se quebrando, porque as pessoas estão conhecendo como funciona. Nosso curso de 0 a 5, foi nota 4, na avaliação do Mec, isso nos deixa satisfeitos”.
A professora teme que esta seja a última turma de biologia à distância em Parintins porque a cidade não é um polo de Universidade Aberta do Brasil (UAB) e apenas os polos UAB vão poder ministrar cursos a distância. Ela explica que os prefeitos e secretários de educação dos municípios devem entrar em contato com a Ufam ou com o Mec para realizar credenciamento e se tornar um polo UAB.  “Depois da credencial e exigências do Mec, o Ministério avalia e seb aprovado, poderá ser ofertado curso de biologia em Parintins, entre outros,  a partir de 2014. Por enquanto, só tem polo UAB em Maués e Santa Isabel do Rio Negro. Os gestores que têm visão apostam na educação”, declara a coordenadora.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário