segunda-feira, 15 de julho de 2013

Presidente da AMAFC afirma que Coronel da PM garante policiamento para Caburi a partir de agosto

    Valeriano enfatiza que antes de chegar o policiamento a AMAFC reunirá com a comunidade
  
A Associação dos Moradores Agricultores Familiares do Caburi (AMAFC) reuniu com a população para discutir a segurança pública da agrovila que há quatro meses está sem policiamento. Com o crescimento populacional, também aumentou o número de veículos e tráfico de drogas, o que preocupa os comunitários.
O presidente da AMAFC, Francisco Valeriano Nunes, e o deputado Tony Medeiros, estiveram no dia 27 de junho, com o Coronel Rommel, da Polícia Militar do Amazonas, que assegurou enviar policiais para o local no mês de agosto. “O coronel nos assegurou que virá para o Caburi no próximo mês pelo menos dois policiais e uma viatura para atender ocorrências na sede e comunidades circunvizinhas”, declara Valeriano.

                Habitantes


De acordo com o censo 2001 a população da sede era de 1.586 habitantes e dois policiais fixos atuavam no local, neste ano, gira em torno de 3.600 e está sem policiamento. “A maioria da população é de gente honesta e trabalhadora. Estamos contentes porque teremos policiais para coibir assaltantes e traficantes”, relata Nunes.
Valeriano enfatiza que Caburi tem estrutura de cidade e antes de chegar o policiamento, a AMAFC reunirá com a comunidade para pedir apoio de todos para que os PMs sejam bem recebidos na agrovila.
Para o presidente, a presença da polícia é necessária no local, porque o tráfico de drogas acontece nos últimos anos na agrovila. “Nas comunidades, existe essa prática. É preciso a presença da polícia, que vai coibir as ações de pessoas que buscam ganhar dinheiro ilícito em cima de jovens e crianças”.

Trânsito

Valeriano ressalta que o número de motocicleta no Caburi cresceu nos últimos anos, outro fator que exige a presença da polícia. “Das 600 famílias da sede, a metade tem uma motocicleta. Com um número grande de veículos, menor dirigindo fazendo racha, acidentes não são mais raros. Por isso, é necessário autoridade policial para coibir essas e outras ações”. 
Além de motocicletas, circulam caminhões, carros, carrocinhas, bicicletas elétricas na localidade. “O trânsito requer demarcação nas ruas, os pais devem se conscientizar, porque menores utilizam motocicleta para fazer pega, meninos de 12 anos são vistos dirigindo. Problemas que enfrentamos e com a polícia vamos coibir”, argumenta.
A segurança no Caburi é discutida com frequência desde o início deste ano. Dia 30 de março a convite de diretores da AMAFC, o deputado Tony Medeiros esteve na localidade e ouviu dos diretores da Associação e moradores, reivindicações para o reforço da segurança na Agrovila e a recuperação da estrada até Mocambo.

Geandro Soares 

Nenhum comentário:

Postar um comentário