segunda-feira, 12 de agosto de 2013

II edição 2013 da Mostra “Cinema Pela Verdade” acontece no auditório do Icsez

       Cena do filme “Infância Clandestina”, exibido na Mostra Cinema pela Verdade (foto: divulgação)

Começa amanhã às 18h30 e prossegue nos dias 14, 15 e 16 de agosto no mesmo horário a 2ª edição – 2013 da Mostra “Cinema Pela Verdade”. A Mostra acontecerá no Auditório do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia (Icsez/Ufam), criada com o objetivo de promover exibições de filmes, seguidas de debates sobre o período da Ditadura Civil-Militar e seus desdobramentos, bem como a relação com as ditaduras contemporâneas do Cone Sul (Argentina e Chile).
Em sua segunda edição, realizada pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem), em parceria com o Ministério da Justiça, a Mostra ‘Cinema pela Verdade’ foi contemplada pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco neste período marcante da história brasileira.
Este ano, foram selecionados para a Mostra dois documentários sobre a ditadura no Brasil e dois filmes de ficção sobre o período da ditadura na Argentina e Chile. Entre as produções brasileiras estão ‘Eu me Lembro’, de Luiz Fernando Lobo, e Marighella, de Isa Grinspum Ferraz. Já a ficção Infância Clandestina, de Benjamim Ávilla, é uma coprodução Brasil-Argentina, e ‘No’, de Pablo Lorraín, faz um recorte sobre a ditadura chilena.  
A Mostra tem o apoio do Icsez/Ufam. O estudante de comunicação social / Jornalismo da instituição, Everton Macedo, um dos integrantes do projeto, convida a sociedade parintinense, os acadêmicos a participar e conhecer o ‘Cinema Pela Verdade’. Desde o dia 8 até hoje o projeto exibe filmes nos municípios Alto Alegre e Caracaraí no Estado de Roraima.

 Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário