quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Jovem morre e família acusa negligência médica

      Mãe e prima da vítima relatam que o a morte de Karina não ficará impune

A jovem Karina Fonseca da Silva, 17, estudante do 3º ano do Colégio Batista de Parintins (CBP), faleceu segunda-feira (26), vítima de intoxicação. Segundo familiares, Karina, a irmã e os avos teriam comido tucumãs supostamente amadurecidos com ajuda de Carbureto. Os quatro passaram mal e foram conduzidos para os hospitais da cidade.
A família informa que a jovem comprou tucumãs na Feira Zezito Assayag na tarde de quinta- feira (22) e assim que passou mal foi levada ao Hospital Padre Colombo (HPC), e liberada após atendimento, no dia seguinte, voltou a passar mal e foi conduzida ao Jofre Cohen.
“A dor é imensa, uma menina que tinha muitos sonhos, estava morrendo e o médico não fazia nada. Pelo descaso no atendimento no Jofre Cohen, resolvemos levá-la para casa. Devido ao estado delicado, a internamos no Padre Colombo, onde minha prima teve toda a assistência dos médicos e enfermeiros. O coração da Karina tinha parado de bater na manhã de segunda-feira, mas o médico plantonista, Romualdo Corrêa, conseguiu reanimar, horas depois ela não resistiu. Quero dizer a direção do HJC e a quem vendeu o tucumã para minha prima que vamos tomar providências judiciais”, relata a prima da vítima, Adriana Ribeiro.

                    Comoção

Emocionada, a mãe Elis Regina Fonseca, 37, relatou os momentos de sofrimento durante os dias em que a filha ficou internada. “Foi cruel o que eu passei com a minha filha no Jofre Cohen. Da última vez que ela entrou em crise fui procurar uma enfermeira e me deparei com todas dormindo dentro de uma sala, a morte da minha filha não vai ficar impune”. O velório aconteceu no CBP na terça-feira (27) onde colegas, amigos e professores fizeram as últimas homenagens e às 17h ocorreu o enterro no cemitério São José.

                    Direção

       O diretor do HJC, Oswaldo Ferreira, lamenta o falecimento de Karina (foto: Elton Almeida)

O diretor do HJC, Oswaldo Ferreira, lamenta o falecimento de Karina. “Temos documentos médicos que podem esclarecer as dúvidas sobre o caso desde que acionem a direção do hospital ou a secretaria de saúde. A paciente entrou às 15h20 de sexta-feira (23), com diagnóstico inicial de gastrenterocolite aguda (diarreia), não houve informação do tucumã, isso foi informação secundária. No domingo, o médico assistente suspeitou de um quadro de abdômen agudo, e solicitou a avaliação do cirurgião, mas a família lamentavelmente retirou a paciente do hospital, às 15h30 de domingo. A direção está à disposição para qualquer esclarecimento”. O diretor ressalta que virão dois técnicos da Vigilância em Saúde da Capital do Estado investigar se está havendo contaminação de produtos nas feiras por Carbureto de Cálcio.

                   Precaução

       Karina teria comprado os tucumãs com a mãe na Feira Zezita Assayag na tarde de quinta-feira (22)


Após o fato, a Secretaria de Saúde do município, se mobilizou através da Vigilância em Saúde, e os agentes saíram em feiras e bancas e recolheram os tucumãs que encontraram. Um dos agentes que estava na operação revelou que algumas mostras do produto coletado na Feira Zezito Assayag, serão enviadas a Capital do Estado para um laboratório especializado em análises clínicas para comprovar ou não, a contaminação. Ele adiantou que as fiscalizações e coletas das frutas vão continuar para evitar outros casos. Segundo informações de professionais de saúde do HPC pelo menos cinco pacientes foram atendidos com o mesmo sintoma.

De acordo com o químico Samaroni da Silva, o carbureto quando entra em contato com a água produz o gás acetileno, um gás totalmente inflamável. “É difícil afirmar que o carbureto tenha provocado a morte dessa jovem sem um laudo técnico do corpo, eu particularmente desconheço morte de pessoa por carbureto acidentalmente. Provoca irritação nos olhos, na pele, dependendo da quantidade do que a pessoa tenha ingerido, mas só um exame toxicológico poderá comprovar”.

Geandro Soares / Ataíde Tenório


Veja também: Jovem morre vítima de intoxicação
Veja mais: Opinião sobre o caso

Nenhum comentário:

Postar um comentário