quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Nota de esclarecimento da Família Souza





Consternados com o súbito assassinato de Homero Ferreira de Souza, compareceram a redação do 
Jornal Gazeta Parintins, Oswaldo Souza Filho, Helena de Souza irmãos e cunhado da vítima Antonio Estefano, para esclarecer sobre a reportagem exibida no dia 10.08.2013, veiculada na página policial n. 07 que dizia: “A vítima era homossexual....”

Nos dirigimos a Redação do Jornal para solicitar do diretor, sr. Ataíde Tenório, uma retratação a citação da matéria. O jornal tem o direito de imprensa assegurado, mas a nosso ver, ofendeu a integridade de um cidadão que dedicou mais de 15 anos de sua vida a Parintins. Todavia, deve-se verificar a veracidade das informações, pois ao divulgar fatos da vida pessoal, é preciso provas e o direito de liberdade de imprensa, não pode ferir ao que preconiza a Constituição Federal no que tange a dignidade da pessoa humana sob pena de ferir um principio basilar fundamental esteio para outros direitos assegurados.

Tínhamos no Homero um irmão, amigo, confidente e companheiro. Nas oportunidades possíveis, sempre estávamos juntos. Ele nos foi tirado com requintes de muita crueldade, de forma hedionda, causando comoção em Parintins e Manaus.

Homero era humilde, trabalhador, que pelas incongruências e antagonismos da vida, que em nosso ponto de vista, morreu em função de fazer o bem. Flamenguista, brincalhão, e totalmente integrado ao seio familiar. Vivia em função do trabalho. Sua família em Manaus é numerosa e unida.  Nas páginas das redes sociais, podem ser verificadas as manifestações de apoio e solidariedade. Queremos que a justiça seja feita e que o(s) possível (eis) culpado (s) seja (m) punido (s) de acordo com os rigores da Lei, pagando pelo crime.

Por trabalhar em uma instituição Civil de direito privado, sem fins lucrativos, Homero sempre ajudou a todos que o procuravam, orientando e encaminhando-os a buscarem cursos profissionalizantes, para terem uma chance de ingressarem no mercado de trabalho. Sua maior virtude era a bondade. Tinha na família sua maior felicidade, tanto que iria festejar o aniversário de 50 anos, onde sua sobrinha festejou o aniversário de 15 anos.

Atenciosamente: Oswaldo Souza Filho, Helena de Souza Batista e Antônio Estéfano Batista.

11 comentários:

  1. Quem vos fala é Ellen Estefany, filha da Helena, gostaria de registrar minha indignação quanto a trágica morte de meu querido e amado tio Homero Ferreira de Souza, na verdade é mais um desabafo, pois dediquei 5 anos de minha vida ao estudo do Direito, e quando a princípio, ainda em estudo de matérias como Teoria Geral do Direito, sentia-me encantada e apaixonada por um universo de leis, artigos, incisos, parágrafos, premissas, sumulas e jurisprudências, jamais imaginei que no dia 18 de agosto de 2013, pessoas inescrupulosas, maldosas, verdadeiros bandidos, em um ato covarde, ceifariam a vida de um inocente, por um motivo fútil, de forma torpe, em um crime bárbaro, com agravantes e que os 5 anos de minha vida que dediquei ao estudo do Direito, de nada serviriam, pois a grande história do Direito, contada em livros, não é bem um conto de fadas com um final adequado(talvez essa seja a palavra correta, pois não posso dizer a palavra feliz), e sim, um universo promíscuo, que de nada vale, que de nada serve, meu coração sangra, sinto raiva de um termo em latim, muito utilizado no meio jurídico "indubio pro reo" - Na dúvida, a favor do réu- A Justiça é falha, do que adianta os ditames jurídicos, se nem exame de corpo e delito, o suspeito Marcley Gama, foi submetido a fazer, ele se apresentou na delegacia, e de lá saiu como se nada, absolutamente nada tivesse ocorrido! Lembrem-se autoridades, Lembrem-se todos os que trabalham na Delegacia de Parintins, o Homero, tem família, e nos estamos lutando para que a justiça seja feita. Ministério Público, as delegacias do interior, precisam assumir seu papel, e cumprir os ditames jurídicos, conforme preceitua a nossa Constituição Federal, e os códigos Penal e de Processo Penal, PREVENTIVA NELE! O artigo 312, in verbis: A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, o para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.

    Delegacia de Parintins, vamos aplicar o artigo 312? O que mais falta de indícios de autoria e materialidade? E as provas testemunhais, devidamente preconizadas em nossa CF?

    Meu querido e amado tio, não posso mais te ver, te cheirar, te beijar e te abraçar, mas posso sim, clamar por justiça! Sinto muita revolta, e se pudesse, faria justiça com minhas próprias mãos, todavia, sou uma pessoa de FÉ, e confio na justiça de DEUS!

    Homero Ferreira de Souza, gostava das reuniões familiares, de cinema com os sobrinhos e sobrinhas, de partilhar momentos felizes, de valsar ao som de Danúbio azul, gostava de fazer caridades, gostava de gostar da vida, amava o dom mais lindo que DEUS nos deu, gostava de música italiana, gostava de ser flamenguista doente, quantas vezes, ouvimos de sua boca as palavra TE AMO, e também correspondemos! Foi muito dolorido, te enterrar, e te guardarei eternamente em meu coração.

    Desculpe se me estendi, mas gostaria de registrar meus sentimentos, e lembrar que o Homero, tem família, amigos, e todos temos o maior advogado que é DEUS!

    ResponderExcluir
  2. Muito emocionante sua declaração Ellen! Creiamos querida que a justiça será feita sim, esse crime não ficará impune. O sangue inocente de Homero está clamando diante de Deus e os culpados serão condenados sim, pois senão outras pessoas poderão ser vítimas do tal ou dos tais... Que Deus conforte a família enlutada e amigos com o consolo do seu Espírito Santo...

    ResponderExcluir
  3. A lei é realmente cega, não vê o fato da veracidade, apenas rasteja-se como um jabuti, sente prazer nós sofrimentos, não faz o seu dever, é uma vergonha, os investigadores, os peritos, os polícias, o delegado, o iml, e por fim ,esse hipócrita do juiz.

    ResponderExcluir
  4. Justica tem que ser feita! Se fosse ladrao de galinha o bundao do delegado ja tinha prendido!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Familia pede Justiça porque meu Padrinho era um homem de bem que amava a sua familia e que tambem é muito amado! Esses vagabundos tem que pagar pelo que fizeram! Porque tiraram uma pessoa muito importante pra mim porque ele era meu segundo pai! E isso eu nao perdou. Quero que eles paguem! Justiça seja feita!

    ResponderExcluir
  6. Clamamos por justiça! A família perdeu um ente querido de maneira brutal...por qual motivo esse(s) vagabundo(s) fizeram isso a uma pessoa que todos adoravam? Queria ver se fosse alguém da família de um juiz, promotor ou qualquer outra pessoa que tivesse influência...infelizmente no Brasil é assim, a impunidade domina... Nossas Leis são benéficas aos bandidos, malandros...cadê o pessoal dos direitos humanos? Só aparecem para os bandidos?
    Prima Ellen adorei seu comentário e tenhamos fé. Como sempre falo e repito, eu não acredito na justiça dos homens, mas a justiça divina essa existe! Pode tardar, mas nunca vai falhar...

    ResponderExcluir
  7. Fiquei emocionada, não conhecia homero, mas conheço sua sobrinha Michele e ela é uma pessoa meiga, delicada muito simpática com certeza a família é assim mesmo como a Ellen descreveu. Que Deus dê consolo aos corações dos familiares.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que ja esta na hora de mudarmos essas leis do Brasil ,porque e uma palhasada o vagabundo mata um homem trabslhador e a justica nao faz nada sera ja estamos vivendo em uma cidade em que a policia tirra agua de pedra mas nao consegue prender esse assasino esperamos por uma reposta pos esse carra tem que pagar

    ResponderExcluir
  9. Gazeta, sr. Ataide acho que a família merece um pedido formal de desculpas e nao apenas um espaço!

    ResponderExcluir
  10. Gazeta, sr. Ataide acho que a família merece um pedido formal de desculpas e nao apenas um espaço!

    ResponderExcluir
  11. Concordo em gênero, número e grau, Sr. Ataide Tenorio, estamos aguardando a formalização do pedido de desculpas!
    Quanto à Justiça, clamada pela população, especialmente pelos familiares e amigos, resta-nos uma pergunta: Considerando todos os fatos apurados, levantados e evidenciados até o momento, considerando ainda, não haver dúvidas sobre a prática latrocida - O QUE ESTÁ FALTANDO PARA COLOCAR ESSE BANDIDO ATRÁS DAS GRADES, local onde deve MOFAR até a suaa morte?
    Solidarizo-me com o comentário de minha sobrinha Ellen, engrosso a fileira daqueles que clamam por JUSTIÇA e não aceitam mais um crime BÁRBARO impune. (Claudio Souza)

    ResponderExcluir