segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Nota sobre transferência de policiais gera polêmica na Ilha



  A nota denominada “Menos PMs”, da edição de 29 de junho na coluna Vapt-Vupt deste Jornal, causou polêmica na Ilha. O vereador Ernesto de Jesus Cardoso (o vereador Cabo Ernesto) e o cabo Militar reformado, Paulo Linhares, taxaram a informação de mentirosa, mas, os comandantes do 11º Batalhão da Polícia Militar de Parintins, Major Valadares Pereira de Souza Júnior, e Tenente Pantoja, confirmam a transferência de PMs.
Uma matéria do blog Parintins Amazonas afirma que na sessão do dia 29 de julho, na tribuna da Câmara, o vereador Cabo Enresto (PTN), taxou de mentirosa a informação da coluna que 20 militares deixariam Parintins.

                 Pedido
  
 Cabo Ernesto taxou a informação veiculada no jornal de mentirosa

Ernesto pediu ao comando da PM que investigasse o vazamento da informação, sugeriu que o delator fosse transferido da cidade e taxou a nota de “jogo” político para prejudicar o deputado Cabo Maciel (PR). O Major Valadares e o Tenente Pantoja desmentiram o Cabo Ernesto e Paulo Linhares, confirmaram a transferência de 20 policiais militares de Parintins, falaram os critérios das transferências e lamentaram a perda do reforço.
Segundo a matéria, Ernesto e Linhares tentaram esconder o caso para não perderem a eleição do clube militar e, ao invés de desqualificar a nota do jornal, deveriam juntos aos deputados Cabo Maciel, Tony Medeiros (PSL) e Marcelo Ramos (PSB), tentar encontrar formas de reverter a situação. A matéria diz ainda que a culpa do episódio não é do militar taxado de delator, pois vazou na imprensa um problema interno prejudicial a toda sociedade.

                Transferência

   Major Valadares desmentiu e confirmou a transferência de 20 PMs

No fim da tarde de sábado (3), o Major Valadares confirmou que havia uma especulação nos bastidores que 20 PMs seriam transferidos para Maués, mas devido a intervenção da classe dos militares em Parintins, somente 10 serão transferidos e a transferência não afetará o desempenho do policiamento na Ilha.
Segundo ele, a causa das especulações foi uma liminar da justiça de Maués, expedida pelo Juiz de Direito Jean Carlos, que determinou a transferência de 40 policiais para atender a demanda Militar daquele município. “A imposição da transferência dos 40 PMs para Maués não é direcionada ao Batalhão de Parintins, e sim ao comando da Polícia Militar do Estado. O comando tem quase 50 unidades no Amazonas para atender a demanda estipulada pela justiça de Maués. Desde março mantínhamos um sistema de rodízio com 10 PMs naquele município. Essa transferência não vai significar a diminuição do efetivo em Parintins, acaba o rodízio e os 10 policiais que eram lotados aqui, ficam em definitivo em Maués. Se ouviu que poderiam ser transferidos para Maués 20 PMs, e a partir da especulação houve uma mobilização de defensores da classe em Parintins. Em contato com o deputado Cabo Maciel que interviu junto ao comando Militar, o número reduziu para 10 PMs”, finaliza o Comandante.

Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário