quinta-feira, 29 de agosto de 2013

X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas

     Professor Adriano Santos do curso de física, um dos coordenadores do evento (foto: Elton Almeida)

Com a temática “Saúde e Esporte: a contribuição da Ciência para a Qualidade de Vida dos Povos da Amazônia” começa amanhã (30) a X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas em Parintins. Promovido pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp-Uea), o evento visa disseminar e democratizar a informação sobre a produção de Ciência, Tecnologia e Inovação e inicia com um passeio ciclístico denominado “Pedala Uea”.
A concentração começa às 19h na Praça dos Bois com previsão de saída às 20h para o lançamento oficial da Semana. O passeio percorrerá as principais ruas da cidade. “Um dos objetivos da Semana é promover a integração da universidade com as escolas, uma importante parceria com a comunidade para mostrar que a universidade está aberta. Convidamos a população parintinense a participar, especialmente os estudantes do ensino médio que logo estarão cursando o ensino superior”, declara o coordenador do pedala UEA, professor Fabiano Taddei, do curso de ciências biológicas.

Programação

A Semana VAI acontecer na UEA com exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre ciência e tecnologia, voltadas para o público em geral.  De acordo com o professor do curso de física, Adriano Santos, um dos coordenadores do evento, professores e acadêmicos da instituição começaram a se preparar para o evento científico após o resultado em fevereiro dos projetos do Cesp aprovados no Programa de Apoio a Popularização da Ciência e Tecnologia e Inovação (POP CTI), da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

“O edital do Pop CTI foi aberto no fim do ano passado, e o Cesp-UEA teve dois projetos aprovados, um multidisciplinar e o outro de astronomia, uma grande vitória para o mesmo Campus do interior. Professores convidados da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) vão avaliar e comentar os trabalhos, com certeza vai ser uma contribuição muito boa para melhorarmos ainda mais a qualidade dos nossos trabalhos de pesquisa”.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário