segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Atletas parintinenses em competições nacional e internacional


 Mesmo sem um centro de excelência para treinamento de atletas e pouco incentivo por parte de governantes, quatro estudantes parintinenses venceram as dificuldades, se destacaram em competições amazonense e brasileira, e conseguiram carimbar o passaporte para os Jogos Escolares Sul-americanos e a Olimpíada Escolar Brasileira.

Segundo o professor Carlos Meireles, Coordenador Municipal de Esporte e Lazer, é o ápice dos 13 anos de serviços e dedicações ao atletismo, e da força de vontade dos atletas. “Outros estados estão há anos a nossa frente em organização, planejamento, trabalho efetivo e assistência de infraestrutura que os governos estaduais proporcionam. Mesmo na dificuldade, temos qualidade para levar os atletas parintinenses as competições fora do Estado e do Brasil”.
Meireles garante, se houvesse em Parintins um centro de alto nível como existe em Manaus, e disponibilidade de recursos por parte da Confederação Brasileira de Atletismo, o resultado positivo seria maior, mas o apoio é muito direcionado ao Sul do Brasil. “Nos resta lutar em busca de resultado, e nosso grito de guerra é, Pedro Henrique Nunes, 14, campeão brasileiro de lançamento de dardo, com 50 metros e 13 centímetros, está na Seleção Brasileira de atletismo, e vai mostrar nos Jogos Escolares Sul-americanos, de 21 a 25 de novembro, na cidade Mar Del Plata, na Argentina, que o Amazonas tem talento”.

Condições

Meireles afirma que, quanto a demanda de rendimento e resultado dos atletas, no Sul do país e na Argentina trabalham com vários profissionais. “Temos apenas o trabalho do treinador e a vontade dos atletas. Não podemos dizer que vamos colocar alguém para ser campão sul-americano, mas temos um Campeão Brasileiro. Isso é fruto do trabalho dos professores de educação física e a vontade dos atletas e dos pais. São eles que dão todo suporte para que possamos realizar nosso trabalho, esse resultado nos incentiva cada vez mais”.
Além de Pedro Henrique, os parintinenses Misley Seixas, 16, campeã amazonense nos 400 metros rasos com a marca de 1m4s, Robson Bruce, 16, campeão amazonense em salto em distância com 6 metros 55 centímetros e no salto triplo com 12 metros e 30 centímetros, e a mesatenista Milena Costa, 16, vice-campeã amazonense na categoria, participam da Olimpíada Escolar Brasileira que acontece em Belém de 5 a 15 de novembro.

Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário