quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Casa pega fogo e vizinhos salvam jovem com Síndrome de Down


       Centenas de pessoas assistiram a casa pegar fogo sem poder fazer nada

Uma casa foi completamente consumida pelo fogo no fim da tarde de terça-feira (17), na rua Alcides Seixas, bairro São Francisco e a ação de vizinhos evitou que a tragédia fosse maior. Eles arrombaram a casa e retiraram uma jovem de 22 anos de idade, que tem Síndrome de Down e conseguiram conter as chamas para não incendiar outras.
A casa construída em madeira e coberta de telha pertencia a senhora Erlandreice Oliveira Carvalho, e os bombeiros ao chegar no local foram vaiados. Maiciane da Silva de Souza, 25, disse que os vizinhos jogaram água para controlar as chamas e defender às casas próximas. “Escutamos o barulho do fogo pipocando, ligamos para os Bombeiros mais o telefone só dava ocupado. Gritamos para os vizinhos que a Aline que tem Síndrome de Down poderia estar na casa, o senhor conhecido por Pidoka e outro vizinho conseguiram retirar uma televisão e ela da casa. O fogo tomou conta de toda a casa. As pessoas começaram a jogar água por cima das casas que evitou uma tragédia pior. Se não fosse essa atitude, as residências dessa área estariam destruídas, pois os bombeiros só chegaram quando a casa já tinha sido completamente consumida pelo fogo”, afirma a dona de casa.

Heroísmo

De acordo com vizinhos, Aline estava só na casa e foi conduzida na viatura da PM ao Hospital Padre Colombo, pois havia inalado muita fumaça. Pelas informações chegadas a nossa redação ontem, Aline passa bem e está com a família na casa de uma tia. Um cidadão que não quis se identificar conta que não conseguiu ligar para a corporação e foi até o quartel na francesa, e viu o desespero dos bombeiros tentando funcionar o carro tanque que após vários minutos conseguiram dar partida no motor do veículo.
A reportagem do Gazeta Parintins foi até a 3ª Companhia Independente de Bombeiros e conversou com o Comandante da corporação, Tenente Ricardo Rocha. “Recebemos a chamada pelo número (92) 9236-6638, porque geralmente quando a população liga de celular para o convencional, para o convencional 193, cai em Manaus. Infelizmente, o carro não funcionou isso demandou tempo”.

                               Incêndio tomou conta da residência

Explicações

O Comandante afirma que foi um caso atípico, pois o carro estava funcionando normal e naquele instante falhou. “Presamos pela rapidez, para minimizar o prejuízo das vítimas. Infelizmente o fato ocorrido nos prejudicou e provocou as vaias sofridas pelos bombeiros. Isso acontece porque o povo está acostumado que o Corpo de Bombeiros chegue rápido, mas esse foi um fato atípico e não pudemos dar a resposta desejada”.
Ricardo revela que a corporação não conta com manutenção de veículos, mas um parceiro dos Bombeiros vai verificar e tentar diagnosticar o problema para que seja resolvido. “Ele supõe que o problema seja na bateria ou motor de partida, mas a decisão sai quando fizer a avaliação”.
Segundo ele, receberam informação do Coronel Dias de que virá para a cidade um carro de Combate a Incêndio ano 2011 ou 2012. “Aguardamos a chegada desse veículo para que o atendimento a população seja feita a contento”.


Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário