segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Em Parintins IV Festival Amazonas de Música surpreende participantes e encerra com show da cantora Sandra de Sá


 
    A música o “Novenário” autoria de Cileno, ficou em primeiro lugar. Sandra de Sá empolgou o público 


A 4º edição do Festival Amazonas de Música, realizado em Parintins pela primeira vez, encerrou no sábado (28) com resultados inesperados. Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram o evento que movimentou a cidade.
Segundo Natália Meny, diretora de eventos da Secretaria de Cultura do Amazonas, a cidade mereceu um festival desta magnitude. “O festival foi um sucesso e Parintins foi à escolha certa, a cidade merecia um festival grandioso. Ele gerou mais de 500 empregos, movimentou restaurantes, hotelaria e todo um mercado. Tivemos grandes nomes da música amazonense, representantes de Parintins concorrendo e vencendo e a música brasileira nacional com Milton Nascimento na abertura e Sandra de Sá encerrando o evento”.

Importância

Compositores e músicos enfatizaram a importância de festivais de canções na cidade.  Paulinho Du Sagrado enfatizou a nova oportunidade. “O público tem a referência do parintinense de toadeiro. Nossas obras têm outra oportunidade com o Festival, nova chance de apresentar nossos trabalhos em outro contexto”.
Fred Góes, compositor e músico parintinense, ressalta o incentivo a outros estilos musicais: “Esse festival é um incentivo a outros eventos, pois a diversidade musical é muito grande. É importante frisar que a pluralidade faz parte da concepção do ser humano e este evento valorizou músicas distintas rock pauleira, rap, hip hop, sem esquecer a Orquestra de Beiradão, com estilo mais amazônico”.
A cantora amazonense Eliana Printes, parabenizou os músicos. “Estou feliz de participar de alguma forma do Festival e parabenizo os artistas e músicos pelo trabalho feito. Este festival representa uma oportunidade de renovação e, ao mesmo tempo, de confiança no trabalho realizado. Há a produtividade de cultura musical e serve de incentivo aos jovens talentos”.

Premiados
  

                 Para o cantor Cileno o nível do festival foi surpreendente

A música o “Novenário” autoria do cantor Cileno, ficou em primeiro lugar e conquistou R$ 18 mil. “O nível do festival foi alto e o resultado surpreendente. Quando anunciaram as três músicas e não me chamaram, eu pensei, não serei escolhido. Fiquei surpreso quando me anunciaram e só tenho a agradecer a Cosme e Damião e São Sebastião”.
“Lendário Calendário Maia”, de Gil Valente, obteve R$ 15 mil com o segundo lugar e “Resgate” de Afonso Toscano, em terceiro R$ 10 mil. O prêmio de melhor letra foi também conquistada pela canção “Lendário Calendário Maia”, de Gil Valente, premiada com mais 5 mil reais.
A melhor intérprete foi Lily Andrade, com “Bendita Música”, de Candido Rodrigues, premiada com R$ 5 mil. “Soube que fui finalista pelo telefone. Quando recebi o resultado final, não acreditei! Foi uma organização tamanha. O nível do festival estava muito alto, não tinha como saber quem era melhor. Tenho 52 anos de estrada e meu conselho aos mais novos é ter humildade, dinamismo, seriedade, determinação, tudo isso é importante na nossa profissão. Hoje eu tenho orgulho de ser amazonense!”, enfatiza.

         Ciryanne Souza interpretou a canção Por do Sol vencedora pelo voto popular

O compositor parintinense, Tadeu Garcia, fez a Melhor Canção eleita pelo voto popular e recebeu de R$ 3 mil. “Por do Sol” foi interpretada pela cantora parintinenseCiryanne Souza. “Fiquei nervosa, apreensiva, mas depois tudo foi passando. Ser escolhida pelo voto popular, com a canção do Tadeu foi uma glória de Deus. Para o artista é importante participar porque é uma oportunidade de ser mais conhecido dentro do universo da música popular brasileira”.

Atração nacional

      A diva da black music, Sandra de Sá empolgou os presentes no Bumbódromo

Por volta das 22h, a diva da blackmusic, Sandra de Sá, empolgou os presentes no Bumbódromo, com sucessos imortais como “Sarara Crioulo”, “Joga fora no lixo”, “Solidão”, “Não Chore Mais” e outras músicas. Entre uma música e outra cantada, Sandra falou sobre a atual situação do país e a conscientização do povo. “O povo brasileiro leva porrada por segundos e levanta. Se dá ao luxo de se divertir, cantar e recarrega a bateria, sem esquecer os direitos e os deveres que tem lá fora e aqui dentro também. Por tudo que tá acontecendo no país ultimamente, as pessoas, o ser humano, o brasileiro  está ficando mais consciente e como é um povo de fé respeitada, tudo vai dar pé por causa da fé. Imagina o dia que juntar a fé do brasileiro com a consciência? A consciência está chegando e a fé a gente já tem”.
  

Ao cantar“Joga fora no lixo”, a diva agradeceu aos parintinenses pelo carinho e respeito recebido, além de evocar o respeito a pluralidade religiosa. “Agradeço a Deus, mas pode ser a Jeová, Ogum, Xangô e a todos os nomes que Deus tem nas outras religiões. Se salva quem é bom e não a religião, então, é bom respeitar as crenças religiosas de todos”.
Entre os trechos da música “Sarará Crioulo” a cantora retomou a conscientização do povo e pediu. “Eu sou altamente consciente e confiante, acredito no meu povo brasileiro! E o povo está se conscientizando”.

Surpresa

     Sandra de Sá, foi ao camarim, e retornou ao palco e cantou no meio do público

90 minutos depois de entrar no palco, Sandra de Sá, foi ao camarim, e retornou ao palco e cantou no meio do público, repetindo a frase: “os parintinenses me respeitam!”. O público recebeu Sandra com alegria em vários pontos da arena, em cima da mureta que divide o fosso da arquibancada do Bumbódromo.
“Sandra na galera, não sabíamos de nada. Ficamos apreensivos, mas o povo a abraçou, a recebeu com muito carinho e foi muito bacana. Esta é a prova da educação parintinense. A gente comprova isso todos os anos, com o respeito mútuo da galera dos Bois todos os anos”, diz, Natália Meny, diretora de eventos da Secretaria de Cultura do Amazonas.
 Em entrevista exclusiva ao Gazeta Parintins, Sandra de Sá afirmou estar em casa. “Deu pra perceber no show a emoção. Eu conheço o povo do Amazonas, meu primo é casado com uma amazonense, então eu já tô em casa e foi tudo ótimo. O povo de Parintins sempre muito educado e, acima de tudo, me respeitaram. Não posso ficar mais, fiquem com Deus e obrigada por tudo”.
Fãs, como a dona de casa Carminha, 46, aproveitaram para abraçar a estrela na arena: “Nunca pensei chegar perto, tocar nela. Foi ótimo receber o carinho de Sandra de Sá”.

           Mel do Carmo Marinho D’Oran, 11, ao centro, é fã da cantora Sandra de Sá

A musa da black music encantou todas as idades.  Mel do Carmo Marinho D’Oran, 11, cantou todas as músicas e confessa: “Eu conheci Sandra de Sá pela minha mãe, sou muito fã. Foi muito bom o show, ela dançou e cantou muito e fez o público se animar”.
Maria Hilma Oliveira, 59, emocionada afirma: “É um momento único da Música Popular Brasileira. Há muito tempo eu desejava conhecer pessoalmente esse trabalho maravilhoso, principalmente porque se trata de uma cantora negra que foi muito discriminada e continuou persistindo até o sucesso”.

Por Carly Anny Barros / Geandro Soares 
   Fotos: Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário