terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ibama e agentes voluntários pela preservação de quelônios



Welington Ferreira vê de forma positiva a retomada das atividades Pé de Pincha em 2013

 Com o objetivo de fortalecer o Projeto Pé de Pincha em Parintins e ajudar na preservação dos quelônios nos rios, lagos e igarapés da região, o novo chefe do escritório local do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Welington Ferreira, reuniu no final da manhã de segunda-feira (2), com agentes ambientais voluntários de várias comunidades rurais do município.
Welington garante que os 12 líderes comunitários rurais, participantes da reunião, buscam trabalhar em prol ao meio ambiente, seja na coleta de ovos, seja na soltura dos filhotes na natureza. “Além da preservação da espécie, o projeto tem uma função social muito importante, pois os trabalhos feitos nas comunidades vão envolver crianças e adolescentes na preservação ambiental e dos quelônios”.

Pé de Pincha 2013

O chefe do Ibama vê de forma positiva a retomada das atividades Pé de Pincha em 2013, junto a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que é a detentora do projeto. Ele revela que os comunitários fizeram as exposições dos materiais necessários para desenvolver o projeto e do apoio do Ibama na fiscalização das áreas de desova, proporcionando a segurança imprescindíveis para as coletas acontecerem.
Odirley Souza da Silva, presidente da Associação de Sustentabilidade Ambiental Social e Econômica do Parananema, Macurany e Aninga (Asase III), revela que recebeu a notícia da retomada do Projeto Pé de Pincha com alegria e está disposto a contribuir para que o projeto volte a funcionar nas comunidades de abrangência da Asase III. “A principal reivindicação foi a volta da fiscalização do Ibama nas regiões que as ações predatórias está muito grande, já que nos últimos anos não houve atuação do órgão. Se houver fiscalização a coleta dos ovos é bastante proveitosa”.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário