quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Parintins sedia o 4º Festival Amazonas de Música

         Festival começou ontem com apresentação de 15 competidores e o cantor Milton Nascimento

 O 4º Festival Amazonas de Música começou ontem na cidade com a apresentação de 15 competidores e do Cantor Milton Nascimento, um dos mais importantes compositores da música brasileira. O Show aconteceu no Bumbódromo e embalou o público que cantou grandes sucessos que compõem a turnê de divulgação do DVD e CD “Milton Nascimento – Uma travessia” que comemora 50 anos de carreira. O artista chegou segunda feira (23) por volta de meia noite no Aeroporto Júlio Belém, para conhecer melhor a Ilha Tupinambarana, famosa internacionalmente pelo Festival Folclórico.
É a primeira vez que Parintins sedia o Festival Amazonas de Música. Esta edição segue até sábado (28) com programação acadêmica que traz oficinas, palestras e painéis, e mais de 40 apresentações musicais, contemplando artistas solo e bandas nas modalidades: Mostra Competitiva, Mostra Não Competitiva, Circula Manaus e Mostra Parintins. A cantora Sandra de Sá, que comemora 30 anos de carreira é o destaque do último dia de festa.

Cultura

Para o secretário de cultura do Estado, Robério Braga, o evento promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, é “um encontro musical, momento de intercâmbio cultural e oportunidade de geração de renda para a população da Ilha”. Entre os competidores do Festival, 33 são parintinenses. A música “Por do Sol”, de Tadeu Garcia, interpretada por Ciryanne Souza, concorreu ontem na primeira noite, ambos filhos da terra. Ciryanne fez uma fanpage do Festival no Facebook onde reúne fãs e amantes da música regional.

Economia

Segundo a secretária municipal de cultura, Cléa Viana, além da dimensão cultural do evento, que traz à tona a música popular brasileira feita no Amazonas e defendida por amazonenses, o Festival contribui com a economia do município.       “Muitas pessoas estão vindo assistir o Festival. Isso gera emprego e renda, principalmente no setor de hotelaria, restaurantes e vendas de artesanatos. A cidade recebe o que o Amazonas tem de melhor, e as pessoas nesses dias de evento terão entretenimento e lazer. O Festival é gratuito e com acessibilidade a todas as pessoas com deficiência. Todos podem assistir e torcer pela música e pelo seu cantor”, declarou.  Quem não poder ir ao Bumbódromo acompanhar o evento, poderá assistir ao vivo pelo Amazon Sat.

Geandro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário