sábado, 14 de setembro de 2013

Vereador propõe criação de Câmara Municipal Mirim em Parintins






Ernesto acredita na educação de crianças para desenvolver uma sociedade crítica

“A sociedade brasileira não acredita mais nos políticos brasileiros que estão à frente da nossa nação. Afim de formar uma geração politizada, que possa lutar por igualdade, ajudar a mudar a realidade e melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro, estamos propondo a criação da Câmara Municipal Mirim”.
Esta foi a afirmação do vereador Ernesto de Jesus, na terça e quarta-feira (3 e 4 de setembro), ao apresentar o Projeto de Resolução 29/2013, que institui o Programa Vereador Mirim no Município de Parintins, nos moldes de vários municípios brasileiros.
O Vereador afirma que o objetivo do projeto é despertar a consciência política nas crianças e adolescente, para serem formadores de nova roupagem política do País. “O projeto propõe trabalhar a questão social, principalmente no desenvolvimento da cidadania das crianças e adolescentes e assim contribuir para a politização das novas gerações”.
Cabo Ernesto acredita na educação de crianças e adolescente para desenvolver uma sociedade crítica e politizada. “Pensando em uma sociedade politizada, com pessoas conscientes que façam políticas sérias, cidadania voltada para o povo, é que estamos propondo o programa. Os Vereadores Mirins terão mandatos de 1 ano e os trabalhos serão nos moldes do Poder Legislativo com sessões, mas de forma pedagógica, em cima de projeto desenvolvido e direcionado a eles”, revela.

Desenvolvimento

 “Estudantes de 12 a 16 anos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, das escolas municipais e estaduais, que aderirem o programa podem participar do projeto, financiado pela Escola do Legislativo da Câmara. Na eleição, os vereadores mirins de cada ano escolar só poderão ser votados por estudantes das mesmas séries. Os eleitores do 6º votam nos candidatos do 6º ano e assim sucessivamente. Como na Câmara, serão 11 vereadores mirins”, expõe.
Uma comissão de vereadores, nomeada pela presidência da Câmara Municipal, acompanhará os trabalhos dos vereadores mirins, contudo todo processo pedagógico será elaborado e acompanhado pelos pedagogos das escolas, assim como pelos membros da Escola do Legislativo CMP. A Câmara Mirim será formada por 3 vereadores 6º, 3 do 7º, 3 do 8º e 2 do 9º ano, das escolas que aderirem o projeto.
Os candidatos vão percorrer as salas de aulas, de suas séries, fazendo campanha em busca de votos.

Autonomia

A professora Geisiane Campos, da primeira turma de pedagogia da UEA-Parintins, em 2009, trabalha projetos com crianças desde 2003. Segundo ela, o Programa Vereador Mirim contribuirá com o desenvolvimento de crianças e jovens de Parintins. “Sabemos que as crianças e jovens ainda são muito restritas ao ambiente escolar, com poucos conhecimentos do dia-a-dia da sociedade. Um projeto que leve os estudantes a conhecer como funciona o Poder Legislativo vai contribuir para criticidade deles”.
Geisiane acredita que o projeto criará nos estudantes autonomia para torná-los cidadãos críticos e atuantes. “Em contato direto com o publico, eles vão perder a inibição, timidez, melhorar a oralidade, além de prepará-los e conscientizá-los politicamente. Eles vão conhecer os problemas e discuti-los com os colegas de escola e levá-los a Câmara e aos vereadores, a fim de encontrar as soluções em cima de projetos e proposituras”.
A professora acredita que esse projeto pode contribuir para os estudantes se tornarem cidadãos críticos e agentes disseminadores da ética e moralização da política. “Os estudantes levam o aprendizado para as famílias, parentes, amigos e vizinhos. Com uma sociedade politizada, podemos reverter o quadro da política no Brasil de hoje. Trabalhando crianças e jovens, desde já, teremos uma sociedade consciente, preparada, que não vende seu direito a democracia e vota em projetos políticos éticos no País”.

      Ataíde Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário