quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Cabo Ernesto promete apoio ao Pé de Pincha do Macurany

  

     Vereador Cabo Ernesto esteve na comunidade Macurany e prometeu apoio para os ambientalistas 

Após matéria publicada na edição passada do Jornal Gazeta Parintins, o vereador Ernesto de Jesus Cardoso (o vereador Cabo Ernesto), do PTN, esteve na comunidade Macurany e prometeu apoio para que os ambientalistas realizem a fiscalização e coleta dos ovos de quelônios. Na matéria, agentes ambientais do projeto Pé de Pincha da comunidade acusaram por falta de apoio das autoridades e órgãos de fiscalização, estarem perdendo a guerra da preservação para predadores que estão aniquilando a vegetação, peixes e saqueando ninhadas de ovos de quelônios dos lagos da região.
“Após ler a matéria onde os agentes voluntários do projeto Pé de Pincha do Macurany reivindicam atenção e afiram não receber apoio do poder público, principalmente dos ambientais para realizar os trabalhos de preservação dos quelônios, fui à comunidade e manifestei meio apoio para o desenvolvimento do projeto. Vou à Tribuna da Câmara reivindicar dos órgãos competentes que apoiem devidamente os agentes”, afirma o Cabo Ernesto.
Segundo o parlamentar, os órgãos competentes precisam dar atenção e apoiar os voluntários do projeto Pé de Pincha que lutam para preservar quelônios, e a própria vida humana em centenas de comunidades na Amazônia. “O governo precisa apoiar pessoas que se dedicam a preservação. O mundo está sendo destruído pelos homens, e o próprio homem tem a obrigação de reverter esse quadro. As pessoas que encontrei na comunidade são abdicadas na luta em defesa da natureza. Temos que fazer isso hoje para que nossos descendentes não sofram com mudanças climáticas e tenham oportunidade de ver essas espécies e comtemplem a beleza que o meio ambiente proporciona”.

Ajuda

O ambientalista Odirley Souza, afirma que o vereador Ernesto doou rancho, gasolina, mandou consertar o motor rabeta que não estava funcionando e prometeu pedir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente canoas e rabetas para que o projeto possa funcionar o ano todo, tanto para a coleta de ovos quanto para a fiscalização dos lagos e assim evitar a caça e pesca predatória na região.
“O vereador prometeu procurar o comandante da PM para que possa disponibilizar um policial para nos dar suporte. Ele disse ainda propor uma reunião com o Comando da PM, Polícia Civil, Promotoria e representantes de órgão ambientais para que possamos portar credenciais assinadas pelos representantes desses órgãos. O vereador vem somar com nossa luta que é manter o estoque de pescado e quelônios nos lagos de nossa região. Quem apoia uma luta dessas, contribui com a preservação da natureza e esperamos que outros se conscientizem e apoiem a causa”, pede o ambientalista.

Agradecimentos

Comunitários e agentes ambientais agradeceram a atitude do vereador. “Sempre fizemos nossa parte, mas este ano estava difícil combater os predadores. Com a ajuda, vamos fiscalizar e salvar as ninhadas de ovos de quelônios para que possam ir pra chocadeira nascer para serem soltos. Esperamos que outros políticos e os órgãos sigam o exemplo do vereador e nos ajudem, pois desde criança faço esse trabalho e políticos e o pessoal da Ufam só aparecem aqui no dia da soltura. Pelo menos o vereador quebrou esse paradigma, veio e nos ajudou. Tomara que essa parceria continue”, enfatiza Jamilson da Silva Evangelista, que também é coordenador do Pé de Pincha na comunidade.

Ataíde Tenório


Nenhum comentário:

Postar um comentário